Política Pura: ser é diferente de estar! Muita gente confunde.

Esse duro e recorrente dilema sempre esteve presenta na política. Salvam-se dele apenas os mais sábios.

Política Pura: ser é diferente de estar! Muita gente confunde.

No pleno exercício do cargo político, algumas pessoas confundem a diferença entre ser e estar. Ser é o para sempre; ser Capitão, ser Major ser Coronel, ser Advogado, ser Médico, ser Professor é para o sempre.

Já quando se está secretário, se está vereador, se está prefeito, se está governado ou presidente da república, há um intervalo temporal que determina início, meio e fim deste está.  Há um prazo que é finito.

Mas, muitas das vezes as pessoas confundem o está com o ser.

Quando se está ocupando a um cargo dentro da área da política, nunca significa ser. Sempre será estar. E por isso mesmo é muito necessário que as pessoas entendam que que tudo pode mudar de uma hora para a outra. Tudo na política depende dos fatores como se está e até quando.

Por este viés de agudo olhar e penetrante análise é que exploro esse tema de maneira subliminar, mas com bastante contundência para que as partes enxerguem os riscos de desmoronamento de uma das partes, ou de ambas.

Na regra política, um secretário ou assessor pode até almejar a um cargo maior. É natural da vida. Mas também é natural que esteja em cargo maior queira se defender para não perder o status quo, e daí por diante não se criar uma bola de neve.

Sendo bem direto, os vereadores enxergam com precisão milimétrica quem pode chegar aos seus patamares, muito embora tudo isso seja parte inerente à democracia. Porém os senhores vereadores possuem armas letais durante os seus quatro anos. Eles estão vereadores por prazo definido. Os secretários não. O prefeito não pode dispensar o apoio da classe política de mandato.

Os vereadores interagem com o executivo em pé de igualdade entre poderes. Os secretários não.

 

Portanto, em sendo o caminho da política uma ladeira de alta inclinação e escorregadia por natureza, se evitar as imprudências é o melhor caminho. 

Creditos: Raul Rodrigues