Blogs

Penedo também tem o que Ouro Preto tem. Falta se profissionalizar.

01/04/2021 20h38
Imagens genuinamente do arquivo do CPA
Penedo também tem o que Ouro Preto tem. Falta se profissionalizar.

Em recente viagem a Belo Horizonte, MG, para realizar consulta e exame médico de meu estado de saúde, aproveitando na oportunidade para conhecer Ouro Preto ainda nas Minas Gerais, cidade tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade por suas caraterísticas históricas e arquitetônicas, cujas imagens realmente encantam, e que Penedo-AL também as tem.

                       

Igreja Nossa Senhora do Rosário - Ouro Preto - MG            Igreja Nossa Senhora do Carmo - Ouro Preto                

Só não somos ainda profissionais do turismo para chegarmos ao patamar da cidade mineira. Faltam-nos alguns dotes de como explorarmos nossa arquitetura ainda mais antiga que Ouro Preto, sendo que no quesito história e importância dentro do cenário político dos tempos do Império, não tivemos tamanha importância para o governo do país.

 

Interior da Igreja Nossa Senhora do Rosário   - Ouro Preto  - Interior da Igreja Nossa Senhora do Carmo

                           

As riquezas das Minas Gerais são de fato incomparáveis com o nosso solo e tamanho das terras dos Marechais – período republicano – pois a terra de Joaquim José da Silva Xavier – O Tiradentes – foi palco de moradia do representante do Rei de Portugal – que ocupou o Comando da Capitania de São e Minas Gerais, vindo a morar em Mariana uma das capitais de Minas, e cidade vizinha a Ouro Preto, terra do Aleijadinho, um dos maiores escultores do mundo.

      

Matriz Nosa Senhora do Pilar                    - Ouro Preto  -         Igreja Nossa Senhora da Conceição 

Também próxima a Diamantina, famosa cidade pelos ricos veios da exploração do Diamante, e também por ser testemunha da maior saga amorosa entre um “Contratador” e uma escrava, depois alforriada, Chica da Silva de quem teve treze filhos da figura mais importante da exploração da valiosa pedra que também enriqueceu ao Rei de Portugal.

                                                   

Teto da Matriz de Nossa Senhora do Pilar - Ouro Preto  -    Teto da Igreja Nossa Senhora da Conceição

Ouro Preto conta todo esse acervo ao seu derredor fazendo coro ao brilho próprio da terra Aleijadinho, que por meio das suas obras trouxe a Ouro Preto fama e destaque internacional.

     

                                         Imagem do Museu da Inconfidência Mineira

Já Penedo nas artes barrocas com estilo Rococó tem as marcas nas – igrejas, Nossa Senhora da Corrente, Conventual Nossa Senhora dos Anjos, e São Gonçalo dos Homens Pardos – Penedo não perde em, nenhum detalhe para Ouro Preto, sendo ainda por cima, mais antiga que a cidade mineira, pois Penedo tem datas de 1535 para a sua fundação como vilarejo, e 1636 por elevação a Vila. Já Ouro recebe o título de Vila Rica em 1711.

 

        Igreja São Gonçalo dos Homesn Pardos        - Penedo -     Igreja Nossa Senhora da Corrente

E Ouro Preto se destaca também pelas artes barrocas com estilo Rococó nas igrejas – São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Rosário, sendo tanto em Penedo quanto em Ouro Preto observado o trabalho em pedra sabão em todas as igrejas citas.

Logo em termos de acervo cultural Penedo e Ouro Preto tendem para a mesma riqueza histórica e arquitetônica.

E o que falta a Penedo para chegar ao mesmo patamar de Ouro Preto, um grande trabalho político para torná-la Patrimônio Mundial da Humanidade, e desenvolver em parte da sua população – nos guias turísticos – a mesma ávida vontade de mostrar ao turista nossas riquezas e pontos turísticos com o poder ainda mais amplo de termos turismo ecológico, passeio pelas águas do Velho Chico, e também com uma certeza de uma rica e farta culinária regional. Para tanto precisamos da manutenção dos nossos prédios e igrejas funcionando nos principais dias favoráveis ao turismo.

 

Interior da Igreja Nossa Senhora da Corrente - Penedo - Interior da Igreja São Gonçalo dos Homens Pardos

 

Igreja Conventual Nosa Senhora dos Anjos  -  Penedo  - *Altar Mó do Convento Nossa Senhora dos Anjos 

Em termos de casario, perdemos apenas na conservação dos prédios particulares por vezes abandonados e já desformes pelas intempéries às quais são submetidos sem a devida manutenção.

<useu do Paço Imperial de Penedo - onde D. Pedro II e sua Esposa Tereza Cristina de Bourbon pernoitaram na noite de 14 de outubro para 15 de outubro de 1859.

Nossa visita a Ouro Preto em janeiro de 2021

 

Autor: Raul Rodrigues

Fonte: correiodopovo-al.com.br