O mundo moderno – atual – já não caberia mais na vida dos conservadores. Prevalece a Ordem dos Meios Justificarem os Fins.

Político de visão obtusa - estreita - não consegue enxergar o povo. Vê somente o que lhe interessa.

O mundo moderno – atual – já não caberia mais na vida dos conservadores. Prevalece a Ordem dos Meios Justificarem os Fins.

Faz mais de três décadas que aprendi que o conservadorismo seria vencido pelas razões de interesses públicos vez que o homem público – ser político – realmente não pode ter decisões de cunho pessoal, e que desprezem a coletividade. E foram dois os episódios que me ensinaram isso.

O primeiro quando assisti a uma reunião entre Dr. Alcides Andrade e Dr. Raimundo Marinho em casa do primeiro citado, quando da escolha do Dr. Raimundo Marinho para compor os quadros de Auditor do Tribunal de Contas do Estado nos idos de 1980.

Dr. Raimundo Marinho pediu o voto do Dr. Alcides enquanto deputado estadual pelo MDB para que sua indicação – do Dr. Raimundo Marinho – lograsse êxito dentro da Assembleia Legislativa do Estado – ALE – vez que a indicação do então governador Divaldo Suruagy já havia sido feita, mas dependia dos votos dos senhores deputados. E Dr. Alcides diante da minha presença assumiu com Dr. Raimundo o compromisso, e que não somente foi cumprido como agregado ao voto do também deputado Alcides Muniz Falcão do MDB, um dos mais longevos deputados estaduais de Alagoas, seis mandatos entre 1966 até 1990.

E Dr. Alcides depois me dizia: “ele irá representar Penedo!”.

A outra lição foi quando o então governador Moacir Andrade recebeu em seu gabinete ao ex-prefeito e ex-deputado estadual Hélio Lopes pleiteando que o governador retirasse da ALE um deputado do partido do Dr. Hélio para compor o governo, dando-lhe assento na Casa Tavares Bastos, como 1º Suplente que era. Moacir não atendeu ao pedido por razões estruturais da política, mas concedeu ao Dr. Hélio a indicação como Presidente LIFAL – Laboratório Farmacêutico de Alagoas – e da mesma forma me justificava como lição que se tratava de um penedense ilustre.

Claro que o governador nem precisava me justificar nada, mas por amizade e respeito me confidenciou a razão de tal decisão.

Hoje publico matéria da Prefeitura de Penedo que mostra a visita do deputado federal Paulão do PT sendo recepcionado pelo prefeito Ronaldo Lopes e tendo a certeza que muitas mentes estreitas hão de pensar como se explicar tal encontro. Ouso opinar que aprendi a respeitar as decisões cujos meios justificam os fins há mais de trinta anos atrás.

Penedo precisa de qualquer político que deseje ajudar. Que possa contribuir em resposta aos votos daqui também já recebidos.

 

  

Creditos: Raul Rodrigues