Blogs

Marco Legal chegará ao SAAE de Penedo queiramos nós ou não.

03/05/2021 21h30
A privatização é um mal necessário por ser irreversível. E afinal precisamos avançar com os novos tempos.
Marco Legal chegará ao SAAE de Penedo queiramos nós ou não.

O Marco Legal, proposta do governo federal para se levar o saneamento básico a todos os municípios do Brasil, dos grandes aos pequenos, água tratada para se cozinhar lavar as mãos e tomar banho, além de cozinhar, não terá limites quanto aos passos a serem dados em busca desse domínio das águas no país.

E isto é bom? Toda mudança para o desconhecido é traumática. Mas não podemos adiantar que seja de toda tão ruim que não tenha lá suas vantagens. No âmbito das concessões, claro que para uma cidade como Penedo, já acostumada há mais de sessenta anos com o SAAE prestando um dos melhores serviços de água tratada para a população indiscutivelmente uma das melhores do Brasil, a privatização soa como ruim e injusta.

Mas seria de todo isso?

As privatizações trazem grandes transtornos sim para os servidores efetivos da empresa, perdesse a obrigatoriedade da abrangência social, cobram-se taxas com valores paralelos às cobradas nacionalmente, e aplica-se a regra do tratamento das águas servidas – esgotos – com valores de 100% a mais dos atuais, pois ainda não tratamos os nossos dejetos para devolvê-los aos rios.

E isto é um crime ambiental que somente será pago pelos nossos netos e bisnetos. Precisamos entender que a terra é a nossa casa de aluguel para as nossas futuras gerações. Ou cuidamos dela, não teremos futuro.

Em rápidas palavras o que podemos descrever é que o SAAE de Penedo fará parte sim das privatizações que advirão queiramos nós ou não. Com isto estou a concordar com o fato vindouro? Diria que não. Mas é fato irreversível.

E o Marco Legal será implantado em todo o Brasil. e Penedo é Brasil.

 

Autor: Raul Rodrigues

Fonte: correiodopovo-al.com.br