Március Beltrão sai de uma secretaria para outra. Saúde de Coruripe para Desenvolvimento Econômico do Estado

Aproximação com Renan Filho trouxe grandes expectativas para Penedo. As melhores possíveis.

Március Beltrão sai de uma secretaria para outra. Saúde de Coruripe para Desenvolvimento Econômico do Estado

O ex-prefeito de Penedo, Március Beltrão PDT, que terminou o seu terceiro mandato de gestor de Penedo-AL, obtendo êxito nunca alcançado por outro ex-prefeito, fez seu sucessor, além de ter deixada a cidade com muitos avanços para se tornar viável na área do turismo, deixa a Secretaria de Saúde do município de Coruripe para assumir a pasta do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas.

Com uma carreira política desenvolvida na cidade dos sobrados das ruas estreitas e largas avenidas, Március agora alça voos mais altos seguindo em frente com porte e musculatura para ser visto como uma das novas lideranças do estado. Tudo na vida de um ser humano acontece de acordo com as suas obras.

E para quem começou em Penedo na câmara de vereadores como parlamentar mirim chegando à prefeitura depois de quatro anos de mandato na vereança, Beltrão mostrou-se sempre um visionário com coragem para enfrentar as mais difíceis missões que lhes são colocadas. Como visionário transformou uma área de terras na parte alta da cidade em um dos maiores bairros da nova cidade do Penedo, o bairro Raimundo Marinho.

Como desbravador dos programas do governo federal para as cidades históricas trouxe e fez realizar as maiores obras de restaurações de prédios seculares do Centro Histórico, com reforma do Mercado Público, Biblioteca Pública, Casa do Patrimônio, Chalé dos Loureiros e Chalé dos Lessa, Theatro Sete de Setembro, Igreja do São Gonçalo dos Homens Pardos, Igreja Nossa Senhora da Corrente, Marina Pública no barro Vermelho, e em término da construção o Centro de Convenções no antigo Cine São Francisco. Isto sem se falar no Largo do São Gonçalo que está pronto para abraçar as noites do verão penedense.

Em parceria com o Governo Renan Filho, trouxe a sede do 11º Batalhão de Polícia Militar de Alagoas e asfaltou dezenas de ruas na parte alta da cidade, o que vem tendo continuidade com o prefeito Ronaldo Lopes retirando das antes sofríveis ruas dos conjuntos periféricos que viviam da poeira no verão e da lama no inverno. Március se tornou incomparável para com os ex-gestores dos últimos trinta anos em Penedo.

Dentre as políticas públicas das áreas essenciais – Saúde, Educação, Serviços Públicos, Assistência Social, Cultura e no trânsito por meio da SMTT – deixou marcas icônicas para o restante do estado.

E agora, com poucos meses de Secretaria de Saúde de Coruripe, sobe um pouco pela AL 101 Sul, e vai para Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas. Mais um desafio. Dentre todos que MB enfrentou o que mais lhe ensinou foi a derrota de 2008, deixando-o como o próprio diz preparado para novas vitórias. Agora será a hora de Március mostrar que a paciência de um político está no tempo da política. E somente 2022 e 2024 mostrará o quanto o próprio se preparou para fortalecer ainda mais o que desenvolveu em Penedo, terra que preparou para o turismo, coisa que poucos acreditam.

Quem entra para a política deve ter uma consciência pronta: saber que todo avanço depende do que foi feito no passado.

Creditos: Raul Rodrigues