Imprensa nacional erroneamente diz que Lula é elegível. Ainda não!

Tudo ainda gira em torno de novas decisões. Caso ainda não se encerrou.

Imprensa nacional erroneamente diz que Lula é elegível. Ainda não!

O ex-presidente, e depois ex-presidiário, Luiz Inácio Lula da Silva – Lula – que vive às turras com peças jurídicas em curso, conseguiu na tarde de ontem, segunda-feira, dia 08/03, uma grande vitória quando o ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, anulou em ato monocrático quatorze acusações com condenações em primeira instância, Gabriela Hardt, que teve em ato contínuo, corroboração da 4ª Turma do TRF no Rio Grande do Sul, o que culminou em condenação em segunda instância.

Fachin fez sua decisão fundamentado após profunda análise dos fatos, e considerou todas as provas – delações premiadas de envolvidos no caso – como insuficientes para que tais condenações continuem condenando ao ex-presidente e ex-presidiário, como também lhe tirando os direitos políticos de participar de novas eleições.

A decisão do ministro tem sido o assunto de toda imprensa nacional e internacional, mas aos olhos deste redator como manchetes e conteúdos errados ao informar que Lula está agora elegível.

Primeiro não temos eleições neste momento. Segundo a decisão do ministro Fachin acabe recurso e está sujeita à apreciação de um juiz federal do distrito federal, e por fim ser levada ao pleno do STF. E isto demanda tempo, e só teremos eleições em 2022. Daqui pra lá, muita água vai rolar debaixo dessa ponte ou pizzaria, podendo todo o conteúdo do processo ser apontado com culpa de Lula, e por fim se chegar a uma condenação final.

Terceiro mesmo que decisões venham a favorecer ao ex-presidiário Luiz Inácio da Silva – Lula – pode ser que não cheguem a tempo de ele poder se candidatar para o pleito de 2022.

Logo, existem inconsistências nas manchetes e nos conteúdos de todas as redes de televisão, dos jornais eletrônicos, e das emissoras de rádio que noticiam para o Brasil inteiro que Lula já está livre das condenações.

A imprensa brasileira precisa se despolitizar.

Creditos: Raul Rodrigues