Futuro bem próximo: a estrutura de governo se fragilizando ao cobrar tudo das empresas que geram emprego e renda.

Este é uma dos focos do tema. Ainda iremos explorar outros.

Futuro bem próximo: a estrutura de governo se fragilizando ao cobrar tudo das empresas que geram emprego e renda.

Ouvi e li muito sobre bitributação – cobrança duplamente feita – pelos governos, da União dos Estados e até dos Municípios, sobre uma mesma atividade exercida pelas empresas que geram emprego e renda.

Os combustíveis ficam inclusos na bitributação.

De tanto lê, tornei-me um observador dessas tais “atividades paralelas” entre órgãos de governos que acharcam aos empresários sérios, e que se sentem de certa forma “perseguidos” por tantas cobranças e por vezes de maneira dúbia.

Um dos exemplos são as vistorias de fiscalizações feitas pelo IMA, IBAMA E Corpo de Bombeiros em inspeções de rotina, mas que terminam por deixar aos empresários se perguntando até onde estas obrigações têm razão em serem cobradas?

Uma empresa que trabalha com resíduos de óleo lubrificante tem que fazer descarte correto dos resíduos e para tanto pagam a empresas especializadas para o resgate do material descartável. Isto é de obrigação e está correto.

Já empresas de menores portes, oficinas por exemplo, que trabalham com os mesmos resíduos não são fiscalizadas nem autuadas, e são as que mais poluem ao meio ambiente, isto a olhos nus.

Tem alguma coisa “funcionando errado” OU O ERRADO ESTÁ CERTO!  

 

 

Creditos: Raul Rodrigues