Família Beltrão tem angu de caroço para descascar e logo.

AS duas grandes dificuldades a serem vencidas por Március: a filiação partidária e a superação dos votos dos adversários.

Família Beltrão tem angu de caroço para descascar e logo.

A família Beltrão terá que descascar o angu de caroço até outubro deste ano caso a legislação eleitoral cobre novamente a filiação partidária com um ano de antecedência. E isto já foi assim. Como a nova regra de filiação com apenas seis meses de antecedência parece não ter agradado aos planaltinos – quem mora em Brasília – tudo faz crer que a volta da regra anterior pode voltar à vigência.

Mas o que isso pode trazer de elemento complicador? A escolha do novo partido para quem está em partido sacrificado ou natimorto. Também pode voltar a prevalecer as regras das coligações o que encerra de uma vez por todas as chances de francos atiradores aparecerem de última hora.

Com esses dois sinais de fumaça sendo já comentados em Brasília, a família Beltrão tende a colocar as barbas de molho se é que um novo nome venha para a disputa da câmara federal. Március Beltrão é dito publicamente pré-candidato a uma vaga na Casa do Salão Verde – Câmara dos Deputados Federais – precisando para tanto antecipar o seu pouso ou aterrisagem em partido sólido e com chances de disputa por entre os próprios colegas de disputa.

Marx Beltrão não sofrerá desse mal. O atual deputado federal está consolidado no MDB de Renan Filho, de olho nas andanças do “primo rico” que lhe tomou as cinco prefeituras antes comandadas por Marx, mas que em termos partidários é o franco favorito na disputa. Marx é muito mais conhecido no restante do estado, e mesmo derrotado nas eleições municipais, em nenhuma delas foi o seu próprio nome que disputou. E neste vértice político Marx ainda junta mais que Március.

Mesmo com excelente avaliação dos penedenses por suas últimas administrações, Március tem que enxergar que lá fora a dança é bem diferente das cadeiras da CVP, e por lá, quem menos anda voa.

Assim sendo, a família tem um grande angu de caroço para descascar e daí tirar quem sabe um mungunzá – em quartel chamado de chá de burro – que dá sustança, todavia com risco de efeitos colaterais. E se o nome para federal for Joaquim Beltrão o caldo engrossa e Március quem sabe deva descer um degrau. Ou melhor: não subir a escada da aeronave com destino a capital federal.  

Resultados das eleições de Marx Beltrão:

Em 2014 → 123.317 votos com 8,91% dos votos dos alagoanos.

Em 2018 → 139.458 votos com 9,1 % dos votos dos alagoanos.

Creditos: Raul Rodrigues