Em apenas nove anos toda a poluição visual dos fios voltou!

Quem sabe as prestadoras de internet não encontrem uma solução mais viável para elas próprias.

Em apenas nove anos toda a poluição visual dos fios voltou!

Em 16 de janeiro de 2012 a Eletrobras fez a substituição de toda a rede elétrica em Penedo trazendo a novidade do Cabo Triaxial ou tripolar com a intenção de resolver a dois grandes problemas: o furto de energia via GATO, e também retirar dos olhos humanos a poluição com tantos fios embolados entre os postes.

Assim foi feito e cidade ganhou realmente ganhou ares de cidade limpa com relação ao amontoado de fios que realmente tiravam a beleza da frente das casas de andar, sobrado ou prédios mais altos. E que deixava um rastro de poluição visual somente percebida quando fixamos o olhar para tamanho descaso. Mas

Hoje, dia 16/08/2021 fiz esta observação é fruto do que fui pelo provocado pelo nosso internauta e leitor do CPA, Marciano Batista, também conhecido como Marciano da CEAL, e comparando com as nossas fotos de 16/01/2012 tomamos um susto. A beleza foi embora com o tempo.

 

Além de enxergarmos tal poluição visual também incluímos neste texto – matéria – a reclamação de centenas de pessoas que já sofreram com os choques entre caminhões e a fiação em Penedo aonde o cabo principal de energia elétrica, o Triaxial, por vir acompanhado de um cabo de aço que oferece maior estique e segurança, e que quando puxado por caminhões em contato com fios mais baixos, provocam grandes transtornos como a falta do potencial energético, além de comprometerem a segurança de quem vive mora ou reside nas proximidades do acidente. Incêndios já foram registrados na parte alta da cidade – Rosete Andrade – e também em outras localidades.  

A grande quantidade fios acumulados têm origem em cabos de internet e fios de telefones residenciais, uma raridade nos tempos do celular.

O problema existe. Precisamos de uma solução mais eficiente, quem sabe uma estratégia de colocar os fios de internet rentes às frentes dos imóveis, vez que uma incidência de riscos de choques são desprezíveis.

Assunto para uma sessão da Câmara de Vereadores quem sabe abordar.  

 

 

 

Creditos: Raul Rodrigues