De onde vem à nomenclatura Praça Costa e Silva

Que até se digne a nomenclatura de Praça Costa e Silva aos dois importantes políticos do Brasil. Mas excluir da nossa história aí já é destruir nossas memórias.

De onde vem à nomenclatura Praça Costa e Silva

Levantada à lebre sobre o PL – Projeto de Lei – indicando o nome do empresário Francisco Assis da Silva – o conhecido Seu Assis – cidadão de comportamento singular, marido e pai exemplar, político sem igual da cidade de Porto Real de Colégio, comerciante por décadas em Penedo, de autoria do Vereador Alcides de Andrade Neto – Cidoca – tem por justa homenagem denominar a um logradouro público – Praça ou Rua – de Penedo a quem fez e faz parte da história política alagoana.

Entretanto, não se utilizando da derrubada de nome anterior dado à Praça Costa e Silva que de forma acelerada se entende ser uma justa homenagem ao ex-presidente da república, General Artur da Costa e Silva, mas que verdadeiramente não é. Trata-se a relevante homenagem destacar ao Coronel João Batista da Costa e Silva – que governou Penedo em meados de 1900.

Início do Mandato → 07 de janeiro de 1909

Término do Mandato →07 de janeiro de 1911

Filho de Felipe da Costa e Maria da Costa. Casado com Tereza Monte Costa e Silva, com que teve os filhos Euclides Vieira Malta Filho, Maria Malta Duarte, depois casada com o Dr. Abelardo Duarte, Nilo Gomes Malta, Danúbio Gomes Malta, Ciro Gomes Malta.

Profissão • Comerciante – proprietário da Casa Águia de Ouro – casa de modas
• Secretário do Monte Pio dos Artistas. • Deputado - 1893/18

Créditos aos dados do site da Penedo FM, onde se encontra excelente banco de dados de parte da história do nosso município.

Assim sendo e em se tratando de um justo reconhecimento ao também ilustre morador de Penedo, o Seu Assis, entendemos ser de grave agravo a Câmara de Vereadores de Penedo por meio dos senhores parlamentares manterem tamanho despautério desrespeitando a nossa história em detrimento de ato personalismo do vereador em tela que visa exclusivamente transformar em “mimo” tal indicação, deixando claro que objetivos eleitoreiros não devem nem podem suplantar aos anais da importância de uma cidade que serve sempre de referência como berço da cultura e história alagoana.

Em tempo salientamos que nada temos contrário a uma indicação do nome do Seu Assis como homenageado em Pendo, mas nunca destruindo um passado glorioso da terra de Sabino Romariz, de Alcides Andrade, de Raimundo Marinho, de Moacir Andrade, que construíram as suas histórias sem mancharem aos nossos marcos históricos.

Que a justiça seja feita sem derrubarmos ou destruirmos a nossa história.

Segue em tempo texto da propositura do Vereador Alcides dos Santos Andrade – Cidoca – que também se equivoca sobre a origem da nomenclatura da Praça Costa e Silva como marco da “ditadura militar”. Que ditadura? A que em pleno governo militar deu prioridades a demandas do prefeito Alcides Andrade?

Leia aqui acessando o Link a seguir apresentação do PL de Cidoca onde ele cita Costa e Silva como ex-presidente da república. Fato não é concreto.

httphttps://camarapenedo.al.gov.br/vereador/cidoca/s://camarapenedo.al.gov.br/vereador/cidoca/

Creditos: Raul Rodrigues