Coletânea de informações sobre o Covid-19 nos traz resumo de que o número de jovens mais que triplica

Número de jovens mortos por Covid mais que triplica

Coletânea de informações sobre o Covid-19 nos traz resumo de que o número de jovens mais que triplica

Os idosos continuam sendo os que mais sucumbem ao coronavírus.

Mas análise sobre dados do Ministério da Saúde mostra que jovens e pessoas sem comorbidade não estão seguros.

As mortes diárias de adultos entre 20 e 40 anos por Covid-19 mais que triplicaram de 2020 para 2021. No caso de quem tem de 40 a 60 anos, o salto é de 196%.

Ainda não há consenso na explicação sobre essa mudança de perfil, mas especialistas consideram tanto as novas variantes do vírus quanto o comportamento de quem se expõe mais por achar que está fora do grupo de risco e, uma vez doente, tem a falsa sensação de que vai melhorar e demora a procurar atendimento.

O foco, diz uma professora de medicina, deve ser no perigo de exposição ao vírus, e não no pertencimento a um grupo populacional.

“As hipóteses para o aumento são relacionadas às variantes que estão circulando em quase todo o país. Há não só um número maior de pessoas mais jovens doentes, mas de óbitos. É uma tendência preocupante que estamos monitorando, daí à importância de uma vacinação mais rápida e completa”, argumenta de Denise Pimenta, pesquisadora da Fiocruz Minas.

Ainda não há comprovação de que as novas variantes tenham maior potencial para afetar esse grupo, e outra teoria para esse aumento, apontada pela especialista em saúde pública da UFMG Waleska Caiaffa, é que a população mais nova tenha relaxado o isolamento social.

“Isso tem que ser estudado do ponto de vista antropológico, mas o que vemos é que os jovens, por sua própria característica de serem jovens, têm que socializar, se cansaram dessa situação de isolamento e começaram a buscar alternativas sociais que implicam interação e maior exposição ao risco”, diz, lembrando a alta de casos da doença após o Carnaval deste ano.

Creditos: Raul Rodrigues - com informações da internet