Codevasf – 5ª SR – pode sair das margens do São Francisco para o Vale do Reginaldo

Saída da empresa de Penedo causará um impacto de perda da ordem de hum milhão de reais por mês no município.

Codevasf – 5ª SR – pode sair das margens do São Francisco para o Vale do Reginaldo

Novamente volta o comentário sobre a transferência da sede da 5ª SR da Codevasf localizada em Penedo-AL, para ser localizada Maceió, com a desculpa de centralizar o atendimento para os prefeitos da região norte do estado. Isto não justifica se deslocar a sede da empresa que nos últimos tempos tem se transformado em “mera distribuidora de máquinas agrícolas, caminhões compactadores e ou carros-pipas, tratores e implementos para prefeituras”. Codevasf não significa “revenda de automotores”! Ressaltando-se que a sua precípua finalidade é desenvolver as regiões ribeirinhas.

A única sede da empresa à beira de um século de existência localizada em uma capital é a de Aracaju, que nasceu na capital. Todas demais superintendências estão localizadas em cidades ribeirinhas atendendo à sua finalidade que é desenvolver o Vale do Parnaíba em sua nova nomenclatura.

Das consequências: cerca de noventa funcionários que moram ou residem em Penedo com salários médios de R$ 10.000,00(dez mil reais), o que totaliza próximos de R$ 1.000.000,00(hum milhão de reais) deixarão de fazer circular esse recurso mensal em Penedo. Os empregos indiretos deixarão de existir desde os terceirizados às empregadas domésticas que fazem parte do contexto.

Os postos de combustíveis serão afetados com a perda do abastecimento dos veículos da empresa, a feira livre de Penedo perderá em suas receitas de parte da classe alta da cidade, os bares e restaurantes também perderão assíduos frequentadores, além de Penedo perder as visitas recorrentes de quem busca apoio da Codevasf. Até as revendedoras de automóveis perderão clientes.

As escolas particulares terão uma baixa significativa de alunos filhos de funcionários que serão transferidos para Maceió, o comércio em geral sentirá os efeitos da saída da 5ª SR da Codevasf de Penedo. Reclama-se de falta de emprego e renda em Penedo, imaginem os senhores sem a Codevasf em Penedo?

“penedenses contem com o meu total apoio para que tal não ocorra! Tirar a superintendência da companhia do Vale do São Francisco das margens do rio que leva o seu nome para o Vale do Reginaldo não faz sentido algum”! Senador Fernando Collor de Mello.

Dados técnicos: “a Codevasf representa a arrecadação mensal da prefeitura de Piaçabuçu, município vizinho de Penedo. A transferência pretendida retira de Penedo uma Piaçabuçu de nós penedenses.” Vereador Alcides Andrade – Cidoca. 

Creditos: Raul Rodrigues