Ciência: se lockdown prova e comprova queda das infecções e mortes, regras simples também garantem eficácia.

Números estatísticos, e, interpretação dos fatos por cientistas são determinantes para se comprovar tanto lockdown quanto regras básicas no combate ao Covid-19

Ciência: se lockdown prova e comprova queda das infecções e mortes, regras simples também garantem eficácia.

Vista da vazia rua Tverskaya, no centro de Moscou

Se as opiniões de cientistas baseadas na própria ciência e estatísticas declinam afirmativa de que o lockdown reduz sensivelmente o número de casos da Covid-19 no mundo, então as simples regras de uso da máscara, higienização das mãos sempre que necessário e o distanciamento social, que todos podem fazer, trazem consigo também uma prevenção contra o Coronavírus.

Veículos em uma estrada quase vazia em Nova Déli, na Índia

Entendendo-se isto como evidência incontestável, os erros cometidos até agora pela classe política ao promoverem as eleições com campanhas e grandes e recorrentes aglomerações, podem sim serem identificados como a abertura da porta do azar para os novos contaminados, infectados e mortos.

Ruas vazias em Deauville, Normandia, na França

Mas a população se fez presente por interesses e também por falta de confiança dos políticos nos votos dos que não apareciam aos comícios, e também, do próprio povo que querendo preservar empregos e não garantiram os seus votos aos seus políticos de estimação, sem para tanto participarem das aglomerações. A relação de confiança entre político e eleitor no Brasil é de extrema desconfiança.

 centro de Chester, na Inglaterra

Após as eleições em 15 de novembro, respeitando-se o tempo da ciência para se registrar a crescente na chamada segunda onda, colocando-se ao meio tempo, as festas de Natal e de Ano Novo, e do Carnaval reduzido ao mínimo, que em tempo algum podem ser comparadas com os números das caminhadas e comícios, temos o resumo da proliferação das novas variantes do Covid-19, e também, o desencadear da situação atual do quadro caótico que o povo brasileiro.

Praça Duomo, em Milão, na Itália

Renovo a nossa opinião de que tão logo voltemos a melhores dias, que o povo se comporte com os devidos cuidados quanto ao uso da máscara, da higienização das mãos e o distanciamento social como forma de se preservar vidas.

centro de Bagdá no Iraque

Assim esperamos que a dor das perdas tenha ensinado a uma população a se comportar diante de um mal tão fatal que é o Coronavírus e as suas variantes.

avenida Champs-Elysées, em Paris

Creditos: Raul Rodrigues