CARTA ABERTA AO POVO BRASILEIRO AINDA SOB A PANDEMIA.

Entre presidente, governadores e prefeitos está a classe política. Se nem ela tiver culpa o culpado somos nós mesmos. Quando votamos é claro!

CARTA ABERTA AO POVO BRASILEIRO AINDA SOB A PANDEMIA.

A quem culpar pelas mais de 421 mil mortes no Brasil pelo Coronavírus desde que se instalou no país a pandemia? Não é possível que não haja culpados. E não serão os médicos, enfermeiros(as), técnicos(as) em enfermagem, agentes de serviços gerais em hospitais ou UPAs, Posto de Saúde ou similares, condutores de ambulâncias, equipes do SAMU ou do Corpo de Bombeiros que até agora ofereceram as suas vidas em duro combate no front do campo de batalha.

Seriam então os culpados os senhores governadores que de há muito veem tentando comprar as vacinas, sejam elas de que origens forem para buscarem os resultados alcançados com sucesso em outros países? Ou então os senhores prefeitos que não possuem autoridade acima da presidência da república para compras internacionais e de tamanha capacidade?

Ou será que o Ministério da Saúde – órgão existente em tantos outros países do mundo – considerados como responsável para cuidar da saúde da população principalmente em tempos a estes – vividos por mais de 215 milhões de brasileiros, cujas ações desde março de 2020 não se integram de maneira colinear para estancar a maior mortandade já ocorrida no país desde a sua descoberta? Mas o Ministério da Saúde é subordinado à presidência da república que muito se esforçou negando o poder de letalidade do vírus e também promovendo aglomerações e não uso da máscara, de há muito comprovados com eficientes preventivos para o caos. O uso da máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social.

A quem endereçar a culpa perdas de tantos Paulos Gustavos, de tantas Marias e Josés, de tantos filhos e filhas, e a quem endereçar a culpa por tantos órfãos e órfãs que de agora por diante quem sabe não tenham a quem recorrer para comer, beber e dormir? A quem recorrer para se manter voltar a estudar e onde estudar? E que tais situações são reais e com grande grau de recorrência?

Ou será que ninguém tem culpa? Os viúvos e viúvas recorrerão a quem para saber por que não se comprou vacinas antes da maior tragédia pandêmica no Brasil?

Se a CPI mesmo que pelo avesso como os que defendem o indefensável não trouxer os nomes dos culpados, logo saberemos que no Brasil não houve pandemia!

Creditos: Raul Rodrigues