As redes sociais sufocaram as antigas mídias. Algumas não sobreviverão!

As redes sociais serão mais a frente substituídas por mais modernas formas de comunicação.

As redes sociais sufocaram as antigas mídias. Algumas não sobreviverão!

Falo de cátedra ou com autoridade. Conheço o assunto por dentro e por fora.

As redes sociais tomaram conta das antigas mídias – rádio e televisão – e não há como se desrespeitar tal fato. Basta para se ter uma ideia observar os anúncios nas redes de televisão que se tornaram de há muito o maior veículo de comunicação de massas. Nenhuma emissora de rádio consegue atingir nos dias atuais a milhões de espectadores como estão comprovados os fatos nas transmissões de uma partida de futebol dos maiores campeonatos do mundo.

Os melhores programas de rádio sobreviverão por conta dos seus apresentadores que geram credibilidade com as melhores informações ao gosto do ouvinte. Nenhuma emissora de rádio conseguirá manter em toda a sua programação o mesmo nível de audiência. Portanto, alguns programas se sobressairão.

Este caminho é irreversível. Essa estrada vem a traduzir a máxima da própria comunicação. Se comunicar não pode ser de maneira estática. Ela tende a se modernizar tanto quanto popular ela precise ser.

Até as grandes campanhas políticas ganharam novas formas e modelos. Os velhos nomes estão sendo substituídos pouco a pouco por novos nomes, os que agradam aos olhos e ouvidos dos eleitores, mesmo que se transformem em verdadeiros fiascos como Lula e Bolsonaro.

Mas que mesmo assim sabendo usar o engodo para transmiti-lo às massas atualmente ainda encantam as serpentes que pouco pensam.

 

Creditos: Raul Rodrigues