As interpretações da Bíblia são as mais variáveis possíveis. Mas as certas nunca mudam.

Fundamentação do artigo em Gospel Prime - Por Cris Beloni

As interpretações da Bíblia são as mais variáveis possíveis. Mas as certas nunca mudam.

Em programa Penedo Real desta segunda-feira, dia 16/08, fui abordado por internauta que tinha por objetivo provocar desvios do nosso raciocínio e pauta. Claro se trata de um “anjo” enviado pelos incomodados com as verdades ditas por nós.

Citava este apresentador do programa que “não cai na terra um folha que não seja pela vontade de Deus”, frase dita por milhares de padres e pastores que não se apeguem ao famoso detalhe do que não está escrito. As interpretações dão vazão justamente ao pensamento humano. Como não sou evangélico daqueles que decoram a Bíblia para se apresentarem como os sabedores da palavra de Deus, respondi que à pergunta do “anjo” onde estava escrito sito, que não tenho a Bíblia decorada.

Mas sei que uma das interpretações de várias passagens bíblicas leva a tal conteúdo, ou conceito. Como fui desafiado, aqui está uma observação feita por entre tantas das interpretações:

“Não cai uma folha de uma árvore sem que Deus permita”

 

Vamos analisar um texto muito conhecido entre os cristãos. Você já disse essa frase ou já ouviu alguém dizer? Será que é bíblica? A resposta é não.

Não é bíblica, mas expressa bem o que a Bíblia diz, porém não exatamente com essas palavras. Você não vai encontrar essa frase na Bíblia, mas vai encontrar no Alcorão.

 

Mas então por que tanta gente diz que está na Bíblia?

 

Porque a frase virou um ditado popular. Além disso, é uma frase interpretativa, ou seja, interpreta outros textos da Bíblia, onde mostra que Deus está no comando de todas as coisas. Tem muitas outras frases assim por aí. Mas hoje vamos analisar somente essa.

 

O que o texto quer dizer?

 

Que Deus está no controle de todas as coisas, até mesmo nos mínimos detalhes. Veja o que diz o Salmo:

“Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.” (Salmos 139.16)

Vamos ver mais alguns textos que mostram que Deus está governando nossas vidas:

“De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.” (Atos 17.26)

“Pois nele vivemos, nos movemos e existimos.” (Atos 17.28)

 

O apóstolo Paulo estava explicando para o povo de Atenas, em especial para os filósofos, que Deus é o Criador de todas as coisas e que então Ele sabe muito bem como cuidar de todas elas.

 

Veja como ele iniciou seu discurso:

“O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.” (Atos 17.24-25)

 

Há vários textos bíblicos que confirmam isso. Vamos ver:

 

“Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados.” (Mateus 10.30)

 

“Fui eu que fiz a terra e nela criei a humanidade. Minhas próprias mãos estenderam os céus; eu dispus o seu exército de estrelas.” (Isaías 45.12)

 

“Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro; além de mim não há Deus. Eu o fortalecerei, ainda que você não tenha me admitido de forma que do nascente ao poente saibam todos que não há ninguém além de mim. Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.” (Isaías 45.5-6)

 

“Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele a fundou; ele não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.” (Isaías 45.18)

“Ai daquele que contende com seu Criador, daquele que não passa de um caco entre os cacos no chão. Acaso o barro pode dizer ao oleiro: O que você está fazendo?” (Isaías 45.9)

 

Então quando alguém diz que “não cai nenhuma folha de uma árvore sem que Deus permita” está apenas afirmando o que a Bíblia diz. É um ditado popular que expressa bem essa ideia de que Deus está no comando das nossas vidas.

Acredito ter deixado claro que nossa opinião não é desprovida de fundamentação, e que decorar trechos da Bíblia ou toda a Bíblia jamais possa servir de alicerce do pensamento divino. Aliás, o maior de todos os pensamentos divinos é “amar ao próximo como vossa tenho amado”. E não gerar enfrentamento por não aceitar a opinião de outrem.

Por isso afirmo: Se Bolsonaro não tem culpa nenhum pelas mortes das quase seiscentas mil pessoas no Brasil pelo Covid-19 de quem então será a culpa? De Deus?  

Os bolsonaristas não aguentam ouvir que o presidente é culpado de alguma coisa. Ele é o total inocente. Até Lula hoje já é inocente.

 

 

 

 

Creditos: Raul Rodrigues