A incrível leveza do ser. Se analfabeto é burro! Se diplomado é o quê?
14/01/2022, 11:38:59Joaquim Barbosa declara voto em Ciro no 1º turno e em Lula em 2º turno. Dá para entender?...

Ao longo dos meus bem vividos 63 anos sempre estive próximo da política pela paixão desenvolvida pelos comícios dos maiores oradores de Alagoas. Depois pela proximidade com políticos, desde Alcides Andrade a Raimundo Marinho e Moacir Andrade. Com eles aprendi um pouco da política da honradez e do nome. Não era a época do dinheiro.
Depois permaneci como todos sabem sendo convidado pelos prefeitos de Penedo desde Zé Alves até Ronaldo Lopes perfazendo 42 anos vendo de perto as administrações e as eleições. E sempre ouvindo que o eleitor analfabeto não sabe votar. Cheguei até a acreditar, mas não mais penso assim.
Em 202 o Brasil viverá mais uma eleição para presidente da república e dentre os pretensos candidatos estão os mais variados políticos com históricos iguais ou invertidos. Lula, Bolsonaro, Ciro, Doria dentre outros todos advindos da política partidária e por cargos ocupados. E Sergio Moro advindo do judiciário onde condenou o ex-presidente Lula por corrupção ativa, passiva, mista e qualquer tipo que exista.
Até aí tudo bem.
Moro está no direito dele de enquanto brasileiro maior de idade e com os direitos políticos em dia, ser candidato sim. Até aí tudo bem.
Mas o que me intrigou de agora por diante foi ler e saber que Joaquim Barbosa, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal – STF – peça importante do julgamento do Mensalão, destoa da jurisprudência e declara que o seu escolhido para votar é Ciro Gomes, ex-ministro de Itamar Franco – ministro da fazenda – e de Lula – ministro da integração nacional – estando sempre presente por entre paredes de gabinetes da política. E que em segundo turno entre Lula e Bolsonaro, votará em Lula.
Se fosse um analfabeto seria burrice! Mas sendo um ex-ministro do STF o quê podemos dizer?
Somente a incrível leveza do ser!