Blogs

A incrível leveza do ser. Se analfabeto é burro! Se diplomado é o quê?

14/01/2022 11h38
Joaquim Barbosa declara voto em Ciro no 1º turno e em Lula em 2º turno. Dá para entender?...
A incrível leveza do ser. Se analfabeto é burro! Se diplomado é o quê?

Ao longo dos meus bem vividos 63 anos sempre estive próximo da política pela paixão desenvolvida pelos comícios dos maiores oradores de Alagoas. Depois pela proximidade com políticos, desde Alcides Andrade a Raimundo Marinho e Moacir Andrade. Com eles aprendi um pouco da política da honradez e do nome. Não era a época do dinheiro.

Depois permaneci como todos sabem sendo convidado pelos prefeitos de Penedo desde Zé Alves até Ronaldo Lopes perfazendo 42 anos vendo de perto as administrações e as eleições. E sempre ouvindo que o eleitor analfabeto não sabe votar. Cheguei até a acreditar, mas não mais penso assim.

Em 202 o Brasil viverá mais uma eleição para presidente da república e dentre os pretensos candidatos estão os mais variados políticos com históricos iguais ou invertidos. Lula, Bolsonaro, Ciro, Doria dentre outros todos advindos da política partidária e por cargos ocupados. E Sergio Moro advindo do judiciário onde condenou o ex-presidente Lula por corrupção ativa, passiva, mista e qualquer tipo que exista.

Até aí tudo bem.

Moro está no direito dele de enquanto brasileiro maior de idade e com os direitos políticos em dia, ser candidato sim. Até aí tudo bem.

Mas o que me intrigou de agora por diante foi ler e saber que Joaquim Barbosa, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal – STF – peça importante do julgamento do Mensalão, destoa da jurisprudência e declara que o seu escolhido para votar é Ciro Gomes, ex-ministro de Itamar Franco – ministro da fazenda – e de Lula – ministro da integração nacional – estando sempre presente por entre paredes de gabinetes da política. E que em segundo turno entre Lula e Bolsonaro, votará em Lula.

Se fosse um analfabeto seria burrice! Mas sendo um ex-ministro do STF o quê podemos dizer?

 

Somente a incrível leveza do ser!

Autor: Raul Rodrigues

Fonte: correiodopovo-al.com.br