Alagoas

Violência avança 22,3% no Estado no mês de setembro, aponta boletim

13/10/2021 08h02
Municípios do interior com mais vítimas assassinadas são Arapiraca, Rio Largo e União dos Palmares
Violência avança 22,3% no Estado no mês de setembro, aponta boletim

Em setembro, Alagoas registrou 93 homicídios, 17 vítimas a mais do que em agosto que teve 76, um acréscimo de 22,3% do número de mortos em um mês. Os municípios do interior com mais vítimas assassinadas são, na sequência, Arapiraca, Rio Largo e União dos Palmares. Esses municípios registraram de janeiro a setembro deste ano 71, 29 e 26 homicídios. Os dados constam no boletim mensal de vítimas de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI).

São considerados CVLI homicídio doloso, roubo seguido de morte (latrocínio), lesão corporal seguida de morte e resistência com resultado morte. O levantamento revela, ainda, que Arapiraca concentra 12,9% do total de CVLI registrado em Alagoas e Maceió 31,1%. Palestina, Monteirópolis, Pariconha, Belo Monte, Olho d’Água Grande, Minador do Negrão, Chã Petra e Branquinha não registraram assassinatos este ano. Isso é o que aponta o relatório.

De janeiro a setembro deste ano, ocorreram 821 assassinatos, uma média de 3,01 vítimas por dia em Alagoas. A faixa etária que concentra mais homicídios é a de 18 a 29 anos com 44,1% seguida dos 30 aos 59 anos, com 33,3%, segundo o boletim da SSP. O instrumento mais utilizado para os crimes ainda é a arma de fogo, que aparece em 67,7% dos casos. Na sequência vem a arma branca com 16,1% e espancamento com 6,5% das mortes.

IGACI

A onda de violência segue no mês de outubro. Nesta segunda-feira (11), o 10° Batalhão da Polícia Militar (BPM) foi acionado para atender a uma ocorrência de tentativa de homicídio, na Praça da Estação, centro do município de Igaci. O ataque deixou três pessoas feridas.

Uma das vítimas relatou que estava fechando o estabelecimento, conhecido como Bar da Estação, quando um indivíduo não identificado efetuou disparos contra algumas pessoas que estavam no local, atingindo três clientes.

 

Duas das vítimas atingidas no atentado foram encaminhadas para a Unidade de Emergência do Agreste (UEA), em Arapiraca, escoltadas pela Polícia Militar, com apoio do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Igaci. Já a terceira vítima foi localizada no Povoado Lagoa do Félix, sendo socorrida pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e também levada para a Unidade de Emergência.

O autor dos disparos fugiu do local, em uma mota Honda Fan de cor preta, tomando destino ignorado. A motivação do crime é desconhecida.

JACARÉ DOS HOMENS

Em Jacaré dos Homens, um vereador, identificado apenas pelas iniciais J.D.M.S, de 42 ano foi detido na manhã desta segunda-feira (11), após efetuar disparos de arma de fogo em via pública na cidade de Batalha, Sertão de Alagoas.

Segundo informações do 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM), a guarnição de serviço recebeu uma ligação, por volta das 6h40, informando que um indivíduo havia efetuado disparos de fogo próximo ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Batalha.

Após rondas nas proximidades, foi abordado um veículo de placa MVH-3366, Nissan Frontier de cor preta. A equipe localizou um revólver calibre 38 com duas munições deflagradas.

Ao ser questionado, o vereador, proprietário do veículo, confirmou que a arma lhe pertencia. Outro rapaz, de 33 anos, que estava com ele no veículo, também foi detido.

Após o flagrante, os suspeitos foram conduzidos ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), para os procedimentos cabíveis. O veículo também foi recolhido.

Autor: Regina Carvalho e Valdise Alves

Fonte: gazetaweb.globo.com