Alagoas

Tumulto, aglomeração e filas de mais de 4 horas para vacinação contra Covid em Marechal Deodoro, AL

25/09/2021 09h59
População reclamou da falta de organização e troca de fichas no local de vacinação. Prefeitura informou que vai adotar ordem alfabética para evitar novos tumultos.
Tumulto, aglomeração e filas de mais de 4 horas para vacinação contra Covid em Marechal Deodoro, AL

Um dos pontos de vacinação contra a Covid em Marechal Deodoro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Recanto da Ilha, registrou nesta sexta-feira (24) aglomeração, tumulto e filas de espera de mais de 4 horas. Além do tempo de aguardo, as pessoas que foram até o local reclamaram também da falta de organização e troca de fichas.

O município retomou hoje a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos. Além disso, também estavam sendo imunizadas pessoas com 18 anos ou mais que perderam a primeira dose. A população foi informada que essa seria a última chamada para esse público porque já foram realizadas cerca de sete ações voltadas para pessoas remanescentes. A segunda dose também estava disponível.

A prefeitura disse que a demanda foi acima do esperado. A secretária de Saúde, Tânia Queiroz, atribuiu a grande procura ao medo das pessoas de que a vacinação seja suspensa mas uma vez. E informou que o município vai adotar medidas para evitar novos tumultos.

"A partir de terça ou quarta-feira, dependendo do dia que chegar a vacina, vamos colocar por letras. Vamos organizar essa estratégia por letra para atender a todos sem precisar aglomerar", informou a secretária.

Pessoas disseram que estavam há mais de quatro horas à espera da vacina. A fila quilométrica foi organizada com a distribuição de fichas. A confusão começou quando funcionários do posto decidiram fazer troca de fichas.

"Deram uma ficha, peguei a 102 e agora vai cancelar para dar outra. Eu vou trabalhar de cinco horas da tarde e o patrão não vai querer saber", disse uma moradora.

A Polícia Militar foi acionada e uma guanição permanceu na frente da Unidade de Saúde, acompanhando a situação.

A previsão inicial era que a vacinação fosse encerrada às 16h, mas a secretária informou que a aplicação das doses seguiria além do horário e, se houver sobra, a imunização será retomada neste sábado (25).

Autor:

Fonte: g1.globo.com