Alagoas

Governo de AL retoma vacinação de adolescentes sem comorbidades contra Covid e anuncia aplicação da dose de reforço para idosos

22/09/2021 08h14
Estado havia suspendido a aplicação para adolescentes de 12 a 17 anos após recomendação do Ministério da Saúde (MS), mas voltou atrás.
Governo de AL retoma vacinação de adolescentes sem comorbidades contra Covid e anuncia aplicação da dose de reforço para idosos

O Governo de Alagoas decidiu retomar a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, sem comorbidades, contra a Covid-19. A suspensão havia sido determinada após a orientação do Ministério da Saúde. O governo também anunciou que começa nesta quarta-feira (22) a aplicação da dose de reforço da vacina para idosos a partir de 70 anos.

O anúncio foi feito no final da noite de terça-feira (21) pelo governador Renan Filho (MDB) pelas redes sociais.

“Em razão da atuação errática do Ministério da Saúde, anuncio a retomada da vacinação a adolescentes de 12 a 17 anos”, postou.

Sobre a aplicação da dose de reforço, o governador comunicou que é preciso que os idosos procurem informações com a secretaria de saúde da sua cidade. Como os municípios são responsáveis pelo calendário de vacinação, ainda não há confirmação se a aplicação da dose de reforço começa nesta quarta.

A dose de reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. No caso dos imunossuprimidos, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose.

 

MS recomendou suspensão de aplicação

 

A orientação do Ministério da Saúde é para que a vacinação fique restrita a três grupos: adolescentes com deficiência permanente, adolescentes com comorbidades e adolescentes que estejam privados de liberdade.

A nova recomendação do ministério contraria outra, do dia 2 de setembro, que orientava a imunização dos jovens entre 12 e 17 anos. A nova decisão foi tomada dentro de um contexto de aumento dos relatos de falta de vacinas no país, sobretudo para a segunda dose.

Maceió chegou a suspender vacinação de adolescentes sem comorbidades no dia 16 deste mês, mas voltou a aplicar no dia seguinte.

Outros municípios do estado também suspenderam a vacinação de adolescentes, como Arapiraca, Marechal Deodoro e Rio Largo, que decidiu retomar a aplicação no sábado (18).

Autor: Carolina Sanches, g1 AL

Fonte: g1.globo.com