Alagoas

Crianças de 5 a 11 anos poderão ser vacinadas a partir desta segunda-feira, em Maceió

17/01/2022 08h23
Prefeitura divulgou pontos de vacinação e anunciou que locais serão equipados para atrair os pequenos e pequenas
Crianças de 5 a 11 anos poderão ser vacinadas a partir desta segunda-feira, em Maceió

A vacinação de crianças entre 5 e 11 anos começa nesta segunda-feira (17), em Maceió, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Inicialmente, as crianças com deficiência e/ou comorbidades terão preferência para receber o imunizante.

Os pontos de vacinação possuem raias separadas e espaços temáticos para o público infantil e estão localizados no Papódromo (Vergel), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Maceió Shopping (Mangabeiras) e, por último, Praça do Osman Loureiro (Clima Bom).

Para vacinar uma criança os pais ou responsáveis devem levar CPF ou Cartão do Sus, comprovação da comorbidade e caderneta de vacinação. Além disso, os pais ou as mães devem levar documento com foto. Já os responsáveis devem apresentar documento com foto e o termo de Consentimento dos pais autorizando a vacinação da criança com a Pfizer Pediátrica.

Maceió recebeu 5.590 doses do imunizante e desde que a Anvisa anunciou a aprovação da vacinação para as crianças, os técnicos da Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde participam de treinamentos seguindo as recomendações específicas para a vacinação infantil.

“As equipes são as mesmas que atuam na Campanha de Vacinação contra a Covid desde o início, em janeiro do ano passado, e estão preparadas para vacinar as crianças, como têm se preparado para cada etapa dessa imunização”, informa o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura.

Características

A vacina da Pfizer para crianças será aplicada em duas doses, com intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose, segundo recomendação da Anvisa. Ainda não há definição se haverá dose de reforço para as crianças. Por precaução, a Anvisa recomendou que haja um tempo mínimo de 15 dias entre a aplicação a vacina da Covid e outras do calendário infantil.

A dosagem, a composição e a concentração da vacina pediátrica são diferentes da dos adultos. O frasco da vacina para crianças também terá uma cor diferente da aplicada em adultos, para ajudar os profissionais de saúde na hora de aplicar a vacina. A tampa e a tarja na embalagem são de cor laranja, para diferir da outra, que é roxa.

 

Para fortalecer a segurança, a Anvisa também ressalta que as medidas não farmacológicas de prevenção contra a Covid-19, como distanciamento social, lavagem e higienização das mãos e uso de máscara continuam recomendadas para pessoas de todas as idades.

O Prefeito de Maceió, JHC, anunciou a vacinação com uma postagem nas redes sociais, enfatizando a eficácia das vacinas.

"Painho, mainha ou responsável, se você está lendo essa mensagem, chegou a hora. Lembrem-se: vacinas têm eficácia e salvam vidas", disse o gestor municipal.

Autor: Maylson Honorato, com assessoria

Fonte: gazetaweb.globo.com