Alagoas

Busca ativa do SUS procura mais de 170 pacientes que estão na fila da cirurgia de quadril em Alagoas

18/09/2021 09h46
Eles fazem parte de uma lista de 300 pessoas que aguardam pelo procedimento há mais de cinco anos; medida atende a uma determinação da Justiça Federal para diminuir fila no estado.
Busca ativa do SUS procura mais de 170 pacientes que estão na fila da cirurgia de quadril em Alagoas

O Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a uma ação movida pela Defensoria Pública da União (DPU) em Alagoas, está fazendo uma busca ativa para encontrar cerca de 170 pacientes que estão na fila de cirurgias de artroplastia do quadril nas cidades de Maceió (AL) e Arapiraca (AL). Em novembro de 2020, uma decisão judicial determinou medidas para diminuir fila de cirurgia do quadril no estado.

A busca ativa é uma das medidas recomendadas extrajudicialmente em diálogo movido pela DPU e órgãos da saúde para cumprir os deveres estabelecidos após a ação civil pública. Nela, a DPU solicitou que as mais de 300 pessoas que aguardavam na fila, algumas há mais de cinco anos, fossem submetidas ao procedimento.

Nos últimos dez meses foram localizados cerca de 118 pacientes. Eles estão fazendo exames, consultas pré-operatórias, com a realização das respectivas cirurgias em 60 dias. A DPU espera encontrar as demais pessoas que estão aguardando pela cirurgia, que é mais comum em idosos e utilizada para substituir a articulação do quadril por uma prótese de metal, de polietileno ou de cerâmica.

A DPU informou que o Núcleo Judicial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está à disposição para mais esclarecimentos. As secretarias de saúde de Maceió e Arapiraca, em Alagoas, também podem ajudar os interessados em saber se fazem parte da lista e como obter o atendimento. Caso não consiga contato com as secretarias, a DPU está disponível pelo e-mail drdh.al@dpu.def.br.

Autor:

Fonte: g1.globo.com