Alagoas

Alagoas recebe mais 22 mil doses de vacina pediátrica contra a Covid-19 nesta segunda

17/01/2022 17h50
Estima-se que a população entre 5 e 11 anos no estado seja de 363.082; a primeira remessa foi enviada na última sexta-feira (14)
Alagoas recebe mais 22 mil doses de vacina pediátrica contra a Covid-19 nesta segunda

Alagoas vai receber mais 22,1 mil doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19 nesta segunda-feira (17). Esta é a segunda remessa enviada ao estado, com quantitativo igual a primeira. Estima-se que a população entre 5 e 11 anos em Alagoas seja de 363.082. A aplicação das doses começou nesta segunda (17).

A orientação é que estados e municípios vacinem seguindo a ordem de prioridades, começando pelas crianças com comorbidades, deficiências permanentes e indígenas. A lista de comorbidades que se encaixam nessa recomendação está disponível no Informe Técnico divulgado pelo Ministério da Saúde (MS).

Segundo o MS, a imunização não é obrigatória e deve ser feita com autorização dos pais ou responsáveis. “Se um deles estiver presente no ato da vacinação, o termo por escrito não será necessário”.

No último sábado (15), o Ministério da Saúde concluiu a distribuição do primeiro lote de vacinas pediátricas - com mais 1,2 milhão de doses - para todos os estados e DF. O envio foi feito menos de 48 horas depois da chegada da remessa da Pfizer e da liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para aplicação.

A distribuição segue o critério populacional, ou seja, é considerado o quantitativo de crianças nessa faixa etária em cada estado.

Autor: Hebert Borges

Fonte: gazetaweb.globo.com