Alagoas

AL aguarda doses do Ministério da Saúde para iniciar aplicação da 3ª dose

14/09/2021 07h16
Previsão é que 153 mil alagoanos com idade acima de 70 anos voltem aos pontos de vacinação
AL aguarda doses do Ministério da Saúde para iniciar aplicação da 3ª dose

Alagoas aguarda do Ministério da Saúde (MS) os imunizantes contra a Covid-19 para iniciar a aplicação da 3ª dose para idosos. A previsão é que perto de 153 mil pessoas com idade acima de 70 anos, que tomaram a segunda dose da vacina e completaram o ciclo vacinal há seis meses, voltem aos pontos de vacinação nos municípios.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) informou que iniciará a administração da dose de reforço, quando receber as vacinas destinadas pelo Ministério da Saúde para esta finalidade. Já a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) destacou que permanece aguardando o aval da pasta, que é responsável pelo envio das vacinas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a aplicação da dose de reforço ocorrerá na segunda quinzena de setembro também para todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para as pessoas acima de 70 anos vacinados há 6 meses.

A decisão pela aplicação da terceira dose foi tomada no último dia pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (Cetai).

Desde o início de setembro, algumas capitais do Brasil começaram a aplicar a 3ª dose. São elas: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Goiânia (Go), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Rio Branco (AC), Vitória (ES), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Palmas (TO) e Aracaju (SE).

Autor: Regina Carvalho

Fonte: gazetaweb.globo.com