CPMI do INSS conta com 259 assinaturas para ser instalada. Mass dá em quê?

Desde quando foi criada a primeira CPI no Brasil em 1935, para apurar as condições análogas à escravidão dos trabalhadores rurais nas grandes fazendas dos tempos dos Coronéis. de lá pra cá quais os efeitos?

CPMI do INSS conta com 259 assinaturas para ser instalada. Mass dá em quê?

Conhecidas como Pizzas de Brasília, as CPIs, sendo esta a CPMI do INSS – mais uma – que tem por missão apurar os desvios de condutas de membros pertencentes ao ato de corrupção, desde o Ministro da Previdência, aos seus subalternos, gente da direção nacional do INSS aos grandes beneficiários, sindicatos, como de costume nos governos Lula. Crônica de morte esperada. 

A peça teatral que começa acusando o “Careca do INSS”, alguém ligado ao governo do ex-presidente Bolsonaro já começa atirando para livrar o governo Lula da reta. Contudo o primeiro a cair foi Carlos Lupi, indicação do PDT, partido da base aliada de Lula III, que reclama da má sorte que o persegue.

A CPMI – Comissão Parlamentar Mista de Investigação – deverá chegar a números alarmantes dos desvios das contas dos pobres aposentados que nunca tiveram direitos ao contratado sendo eles seguros ou outra pilantragem qualquer. 

Mas de nada adiantará se a devolução será feita em parte, pois a investigação perguntará aos subtraídos dos seus proventos tais “seguros” se era do conhecimento de cada um deles. E dependendo das respostas, uma espécie de acareação será feita para decisão final do INSS.

Quanto à CPMI, o que se pode esperar é estardalhaço e pirotecnia acabando como tantas outras pré-existentes que deram e dão holofotes a figuras cujo brilho esteja no ocaso do momento político. 

Alguém foi preso pela CPMI da Covid-19? E olhe que se apurou mais de 700 mil mortes de brasileiros.  

Creditos: Raul Rodrigues