‘Garfield: Fora de Casa’: 'Somos feitos para sentir culpa', diz criador do personagem

‘Garfield: Fora de Casa’: 'Somos feitos para sentir culpa', diz criador do personagem
Com décadas de história e muita lasanha, Garfield é considerado um símbolo da cultura pop e vem conquistando públicos de diferentes gerações. No primeiro dia de maio, chega aos cinemas 'Garfield: Fora de Casa', filme que traz uma história nova e repleta de aventura, porém com a mesma essência que nunca perde a graça.
Chris Pratt estrela o filme animado, emprestando sua voz ao sarcástico personagem que, ao se aventurar fora de casa, acaba se reencontrando com seu pai há muito tempo desaparecido - o trapaceiro gato de rua Vic. Apesar de trazer um novo enredo, o filme desperta as mesmas emoções que encantam o mundo desde as primeiras histórias.
Para Jim Davis, criador do personagem, utilizar o felino para protagonizar suas histórias foi fundamental para o seu sucesso. “É natural atribuir pensamentos e sentimentos humanos a gatos. Garfield é um ser humano fantasiado de gato”, brinca o autor. O icônico bichano laranja é um sucesso por ser parecido com nós, e seus milhões de fãs se identificam e veem um reflexo de si nele. “Nós somos feitos para sentir culpa por comer demais, não nos exercitar e dormir muito. Garfield alivia nossa culpa por aproveitar todas essas coisas”, comenta Davis. ”
Para o diretor Mark Dindal, o personagem é atemporal justamente por não se apegar a nenhum elemento de certo momento da história para construir sua narrativa: “Ele faz as pessoas lembrarem de suas infâncias - lendo-o nos jornais de domingo ou assistindo aos especiais. Você pode encontrar histórias em quadrinhos do Garfield de 15, 20, 30 anos atrás, e elas não parecem datadas porque nunca estiveram ligadas a algo específico daquele período”. 
O filme estreia dia 1 de maio nos cinemas.