Penedo

Prefeitura de Penedo orienta sobre saúde mental

O Janeiro Branco é uma campanha que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas

13/01/2021 por Gabi Flores

O Janeiro Branco é uma campanha iniciada em 2014 que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas em todo o Brasil. Em Penedo, esse trabalho é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SEMDSH).

A psicóloga Valeska Luz explica a necessidade de cuidar da saúde mental e questões que muitas vezes passam despercebidas e fundamentais para sua compreensão. “A ideia de saúde mental, como ausência de doença, é totalmente equivocada, pois o início desta passa por um processo muito extenso, em que muitas vezes a pessoa aparenta estar saudável. Por isso, precisamos combater o preconceito culturalmente enraizado na sociedade sobre a procura por orientação psicológica e atendimento psiquiátrico”, explicou ela.

De acordo com Valeska Luz, a cor branca foi escolhida por simbolizar as festividades de réveillon e porque é neste mês que as pessoas estão mais focadas em metas para o ano, uma verdadeira página em branco, para o despertar da consciência pessoal e o começo de um planejamento de mudança de vida.

A psicóloga enfatiza que no mundo atual as pessoas deixaram de viver naturalmente os processos ligados a dor e ao luto, passando por cima disso, sendo imprescindível o entendimento de como se deve lidar com os desafios das perdas.


Fonte: Decom

Tags: penedo - alagoas - janeiro branco