Ibope 2º turno

Ibope: JHC dispara na reta final do 2º turno e é o favorito na eleição em Maceió

Candidato do PSB tem 48% das intenções de voto, com vantagem de 12 pontos sobre o nome apoiado pelos Calheiros e Rui Palmeira, Alfredo Gaspar

28/11/2020 por Redação

A pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (27) pela TV Gazeta mostra que o candidato JHC (PSB) aumentou para 12 pontos a vantagem que tem no segundo turno, alcançando 48% das intenções de voto dos maceioenses contra 36% do candidato apoiado pelos Calheiros e Rui Palmeira, Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB). Em comparação com a última pesquisa divulgada na segunda-feira (23), JHC subiu seis pontos e Gaspar caiu dois. Os números são da pesquisa estimulada.

O levantamento do Ibope detalhou ainda que, em comparação com a pesquisa da última segunda-feira, o número de votos branco ou nulo caiu de 11% para 9%, já que os não sabem ou preferem não opinar são agora 7%, contra 9%.

Nos votos válidos, JHC também apresentou uma evolução expressiva em quatro dias. Agora, de acordo com o Ibope, ele tem 57%, contra 43% de Gaspar. O candidato do PSB cresceu cinco pontos, já o ex-procurador de Justiça despencou quatro.
Para calcular os votos válidos, a pesquisa exclui da amostra os votos brancos, nulos e os eleitores que estão indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Rejeição

Com relação a rejeição dos postulantes à prefeitura, o candidato dos Calheiros e Rui Palmeira é o mais rejeitado, com 33%, contra 24% do JHC.

A pesquisa Ibope entrevistou 504 votantes entre os dias 25 e 27 de novembro de 2020, com a margem de erro máxima estimada de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas sob o protocolo Nº AL 01363/2020.


Fonte: gazetaweb.globo.com

Tags: ibope: jhc dispara na reta final do 2º turno e é o favorito na eleição em maceió

Galeria de fotos