Vandalismos

Javali de bronze é depredado e desaparece da Praça Dois Leões

Estátua deve ser recuperada e restaurada pela Prefeitura de Maceió

17/10/2020 por Redação Marcela dos Anjos

A estátua de bronze de um javali que ficava na Praça Dois Leões, no bairro do Jaraguá, em Maceió, foi depredada, na noite da última terça-feira (13), por um homem desconhecido e, em seguida, retirada da praça por funcionários e acolhidos da Casa de Passagem São Vicente de Paulo com o intuito de evitar um possível roubo. Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a estátua será recolhida, restaurada e devolvida ao seu posto de origem o mais rápido possível.

O patrimônio municipal faz parte de um conjunto de quatro esculturas vindas da França para ornamentar a praça desde 1906, sendo composto por um tigre, um leão, um lobo, além do javali.

A peça depredada se encontra em posse da Casa de Passagem São Vicente de Paulo, desde a noite da última terça-feira (13), quando um homem desconhecido e, supostamente embriagado, derrubou a estátua de seu pedestal.

Após a mobilização de funcionários e acolhidos da instituição, a Prefeitura de Maceió foi informada da situação e, segundo informações da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), a estátua deverá ser recolhida, ainda nesta sexta-feira (16), para que seja restaurada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e devolvida ao seu local de origem.

Suspeita de roubo

Desde a retirada da estátua da praça, a população maceioense se movimentou nas redes sociais para entender o que aconteceu, e muitos perfis chegaram a publicar fotos do pedestal vazio divulgando a suspeita de roubo.


Fonte: gazetaweb.globo.com

Tags: javali de bronze é depredado e desaparece da praça dois leões

Galeria de fotos