Discussões inócuas para o momento

'Você não nos representa', diz governador de AL sobre declarações do presidente da Fundação Palmares

Em reunião, Sérgio Camargo disse que 'Zumbi escravizava pretos'.

03/06/2020 por Redação

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), se posicionou contra as declarações do presidente da Fundação Palmares, Sergio Camargo, presidente da Fundação Palmares, publicadas na terça-feira (2) pelo jornal O Estado de São Paulo.

Nas redes sociais, o governador de Alagoas, estado em que Zumbi viveu e liderou o quilombo símbolo da resistência da escravidão durante o Brasil Colonial, disse que repudiava a fala do atual presidente da fundação.

“Manifesto repúdio em nome dos alagoanos e da memória de Zumbi dos Palmares, guerreiro em defesa da liberdade. Você não nos representa”, disse o governador em sua publicação.
Em uma reunião realizada no dia 30 de abril, Camargo disse que “Zumbi escravizava pretos”, e que não tinha que admirá-lo. Criticou também a comemoração do dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Zumbi foi um dos líderes do quilombo dos Palmares, localizado na atual cidade de União dos Palmares, na zona da mata alagoana. No local há o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que é considerado Patrimônio Cultural do Mercosul desde 2017 e já é reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Histórico, Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico desde 1985.

Recebe milhares de visitantes todos os anos, em especial durante as comemorações do dia da Consciência Negra.


Fonte: G1 AL

Tags: 'você não nos representa' - diz governador de al sobre declarações do presidente da fundação palmares