Segundo levantamento

Estudo da Fiocruz aponta avanço de mais de 20 vezes na taxa de Covid-19 em AL

Estado apresenta a terceira maior incidência do Nordeste.

03/06/2020 por Carlos Nealdo
equipe da Fiocruz

Levantamento divulgado nesta terça-feira (2), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Pernambuco revela que a taxa de incidência da Covid-19 creceu mais de 20 vezes em Alagoas na primeira quinzena de maio, na comparação com o mesmo período de abril. Foi a terceira maior taxa do Nordeste, segundo o estudo, que apontou o estado do Tocantins com o maior aumento (49,8 vezes), seguido de Sergipe (47,8).

O estudo apontou para um maior crescimento das taxas de incidência de Covid-19 em 13 estados do Norte e Nordeste. Para se ter uma ideia, a média do crescimento no país foi de sete vezes, número em si já considerado alto pelos estudiosos. O Rio Grande do Norte foi o único estado do Nordeste abaixo desse número, com 6,6.

Para o coordenador da pesquisa da Fiocruz, Wayner Vieira,  a pandemia atingiu o país, no primeiro momento, em áreas "menos pobres", com a covid-19 sendo trazida pelos viajantes que circularam pela China, Europa e posteriormente América do Norte para o eixo Rio-São Paulo, Distrito Federal, distrito industrial de Manaus, Fortaleza e Recife - essas duas últimas cidades devido às suas características de turismo intenso.

Até 19 de abril, dos dez estados com a maior taxa de casos por milhão de habitantes, destacavam-se três da região Sudeste - São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo - e uma unidade do Centro-Oeste - Distrito Federal. Além disso, havia quatro Norte (AM, AP, RR e AC) e dois do Nordeste (CE e PE). Essa lista incluía os locais com maior Produto Interno Bruto (PIB) entre as unidades da federação (SP, RJ e DF).


Fonte: gazetaweb.globo.com

Tags: estudo da fiocruz aponta avanço de mais de 20 vezes na taxa de covid-19 em al