Coronavírus no Japão

Japão suspende estado de emergência na região oeste

Premiê sinalizou que também pode suspender já na próxima semana o estado de emergência em Tóquio se as novas infecções pelo coronavírus continuarem baixas.

22/05/2020 por Redação

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, anunciou, nesta quinta-feira (21), a suspensão do estado de emergência por causa da pandemia de Covid-19 em três regiões do oeste do país: Osaka, Kyoto e Hyogo.

No momento, Tóquio e quatro outras regiões, incluindo a ilha de Hokkaido, no norte, permanecerão sujeitos a restrições. Porém, Abe ainda sinalizou que também pode suspendê-las já na próxima semana em Tóquio se as novas infecções pelo coronavírus continuarem em queda.

"Se a situação atual continuar, é possível que o estado de emergência seja suspenso nestas áreas."

Segundo ele, o número de infecções nas regiões ainda em estado de emergência "diminui constantemente" e a situação do sistema hospitalar apresenta melhora.

Fazer a grande Tóquio, que representa cerca de um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão, se reerguer é vital para a recuperação econômica do país como um todo.

O estado de emergência em Tóquio e em outras seis regiões começou a vigorar em 7 de abril e, depois, foi estendida para o resto do país. Na semana passada, o Japão suspendeu o estado de emergência em 39 das 47 prefeituras do país, duas semanas antes do planejado.

Até agora, o país registrou mais de 16,4 mil casos de coronavírus e 780 mortes.


Fonte: g1.globo.com

Tags: japão suspende estado de emergência na região oeste