Posto de saúde

Posto de saúde do Novo Mundo, em Maceió, passa a atender somente casos de síndrome gripal

Unidade vai funcionar a partir de quarta (20), todos os dias da semana, das 7h às 19h.

20/05/2020 por Redação

A Unidade de Saúde do Novo Novo, em Maceió, vai passar a atender somente pacientes com síndrome gripal a partir da quarta-feira (20). Assim como os postos de saúde no Graciliano Ramos e na Santa Amélia, a unidade passa a ser referência no enfrentamento ao novo coronavírus.

Nas Unidades de Síndromes Gripais, os pacientes passam por triagem e atendimento. Em casos de necessidade, o usuário é encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou hospital.

O posto foi reestruturado para receber a nova demanda. Ele estará aberto todos os dias da semana, das 7h às 19h. No local, serão feitos triagem e atendimento de pacientes com sintomas gripais como febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e dor no corpo.

As equipes da Unidade de Saúde da Família do Novo Mundo, localizada na Rua Boa Sorte, foram direcionadas para a Unidade Básica de Saúde do José Tenório, mas os usuários poderão ser atendidos também na UDA da FAT, UBS José Maria Vasconcelos Neto (São Jorge) e demais unidades do entorno.

“Nós estamos ampliando essas unidades sentinelas para que a população tenha locais específicos e sejam assistidas ainda no começo, com sintomas mais leves da doença, seja de coronavírus ou algum tipo de gripe”, explica o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a unidade conta com salas de triagem, atendimento médico, observação, de procedimentos e medicação, farmácia, testagem e coleta, e realização de exames, além de espaço para a equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), responsável pela notificação de casos. Na entrada, um profissional orienta sobre o uso de máscaras e higieniza as mãos dos usuários.


Fonte: g1.globo.com

Tags: posto de saúde do novo mundo - em maceió - passa a atender somente casos de síndrome gripal