Já não estamos parados?

"Quando é a hora de o Brasil decretar quarentena contra o coronavírus?"

A dúvida para a pergunta persiste para quem só pensa em um dos lados

26/03/2020 por "Leonardo Desideri"

"Uma pesquisa divulgada no último domingo (22) pelo Datafolha mostrou que 73% dos brasileiros são favoráveis a uma quarentena com isolamento forçado em casa por causa do coronavírus. O poder Executivo tem autoridade para decretar uma quarentena quando quiser, mas o presidente Jair Bolsonaro já demonstrou em discurso na TV, na terça-feira (24), que não endossa essa estratégia. Já o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse nesta quarta-feira (25) que a quarentena "é um remédio extremamente amargo, extremamente duro" e que "vai ter hora que a gente vai precisar" aplicá-la.

A decisão sobre uma eventual quarentena nacional entrou em debate com mais força depois que estados como Rio de Janeiro e São Paulo decretaram calamidade pública por conta da disseminação do coronavírus, fechamento estabelecimentos que prestam serviços não essenciais e recomendando que as pessoas fiquem em casa. Na prática, as restrições impostas por esses decretos são semelhantes à definição técnica de quarentena da Lei 13.979, sancionada em fevereiro deste ano pelo presidente Jair Bolsonaro.

Essa lei fala em “restrição de atividades ou separação de pessoas suspeitas de contaminação das pessoas que não estejam doentes (…) de maneira a evitar a possível contaminação ou a propagação do coronavírus”.


A maioria dos especialistas em epidemiologia entrevistados pela Gazeta do Povo diz que a situação de expansão do contágio por coronavírus no Brasil já respalda uma decisão nesse sentido, mas pondera que a decretação de uma quarentena nacional é um assunto que envolve questões sociais e políticas que não podem ser ignoradas nessa decisão.

Rogério Baptistini, sociólogo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, lembra que estamos em “um país em que boa parte dos cidadãos vivem em condições precárias e não têm as estruturas mínimas para se manter em isolamento”.


Fonte: gazetadopovo.com.br

Tags: "quando é a hora de o brasil decretar quarentena contra o coronavírus?"