Itália e Portugal

Itália soma 6.820 mortos. 27 detenções em Portugal

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

25/03/2020 por ANABELA SOUSA DANTAS E FÁBIO NUNES

Portugal contabiliza, neste momento, 33 mortes associadas ao vírus que provoca a Covid-19, mais nove do que na segunda-feira, segundo o boletim hoje divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No que respeita ao número de casos confirmados de infeção, registaram-se no último dia mais 302 casos, uma subida de 15% quando comparado com segunda-feira.
Face a esta evolução, a autoridade de saúde entendeu passar já esta quinta-feira para a última fase do plano de combate ao surto viral - a fase de mitigação -, significando isto que se entrará na mais fase mais crítica. O plano nacional de emergência da Proteção Civil foi hoje ativado.

O Presidente da República falou hoje às televisões depois de uma reunião sobre a 'Situação epidemiológica da COVID-19 em Portugal’. Marcelo Rebelo de Sousa garantiu que "preocupação há sempre" mas que "há razões para ter esperança".
Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h03 - O presidente da Câmara de Vila Real disse hoje à agência Lusa que o Lar da Nossa Senhora das Dores vai ser evacuado e os 15 utentes infetados com Covid-19 transferidos para o hospital militar do Porto. No total, estavam 20 pessoas contagiadas no lar.

23h50 - A AUDIOGEST, juntamente com a AFP - Associação Fonográfica Portuguesa, lançaram, esta terça-feira, um 'Gabinete de Crise' com o objetivo de "dar apoio técnico e jurídico a agentes do sector cultural que se encontrem afetados pela situação de crise" provocada pela pandemia de Covid-19.

23h39 - De acordo com um infecciologista espanhol, o oitavo dia após o primeiro aparecimento de sintomas parece ser o mais crítico para o doente de Covid-19. Em declarações ao La Vanguardia, o especialista indicou que a maioria dos pacientes melhora, mas entre 15% a 20% sofre inflamação dos pulmões e o estado de saúde piora, podendo terminar nos cuidados intensivos.

23h33 - O Iniciativa Liberal acusa António Costa de estar a "mentir ao país" sobre a escassez de equipamentos de protecção individual nos hospitais. "Esta atitude do primeiro-ministro é um desrespeito para quem luta na primeira linha de combate à doença", apontou o partido numa publicação nas redes sociais.

23h20 - O mais recente balanço no Canadá dá conta de que foram detetados mais 499 casos de infeção nas últimas 24 horas, o que fez subir para 2.590 o total de pessoas contagiadas no país. Já morreram 25 pessoas, revela a agência Efe.

23h13 - A Carris anunciou hoje alteração de horários nas carreiras, passando a vigorar nos dias úteis os horários de sábado, na sequência da pandemia da Covid-19.

23h02 - As autoridades espanholas revelaram esta terça-feira que morreu uma médica em Salamanca e que a sua morte poderá estar relacionada com a Covid-19. A mulher apresentava sintomas leves e estava em isolamento enquanto aguardava os resultados do teste à doença.

22h58 - O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou que, durante o dia de hoje, "saíram 1.015 dos passageiros" do navio de cruzeiro MSC Fantasia atracado no terminal de cruzeiros do porto de Lisboa. O ministro acrescentou que os passageiros "saíram com escolta policial, sem qualquer contacto com a população".

22h55 - O governo do Peru ordenou o confinamento e recolhimento dos cidadãos depois de ter sido revelada uma projeção de que o país poderia registar quatro milhões de infetados e 25.000 hospitalizados, se não fossem tomadas estas medidas. Até ao momento morreram sete pessoas no Peru e foram diagnosticados 416 casos de infeção.

22h41 - Os profissionais de saúde que entraram num supermercado de Belfast no passado domingo de manhã - no horário especial que lhes é dedicado - foram recebidos com aplausos e flores. O momento foi registado em vídeo.

22h29 - O Ministério da Defesa espanhol pediu ajuda humanitária internacional à NATO para travar a propagação do novo coronavírus, refere a CNN. O governo de Pedro Sánchez pediu principalmente equipamento médico e de proteção.

22h21 - A Líbia registou o primeiro caso de Covid-19, avança a Reuters.

22h17 - António Costa explicou hoje à bancada do PS as medidas do Governo para travar a pandemia da Covid-19, numa reunião em que deixou o aviso de que os efeitos da crise económica estão para durar.

22h04 - O número de casos positivos do novo coronavírus no Brasil ultrapassou hoje os dois mil, com o país a registar 2,201 infetados e 46 mortos, informou o Ministério da Saúde brasileiro.

21h53 - Funcionárias de um lar de Vila Real gritaram hoje à janela "ajudem-nos" quando o presidente da câmara exigia ao Estado uma "resposta imediata" para a instituição, onde 20 pessoas estão infetadas com a Covid-19.

21h40 - Pelo menos 18.259 pessoas em todo o mundo morreram com Covid-19 desde o aparecimento da doença em dezembro e mais de 400 mil foram infetadas com o novo coronavírus, segundo um balanço com dados atualizados hoje às 19h00. Em baixo, uma lista atualizada das mortes dos países mais afetados.


21h39 - O condado de Los Angeles, nos Estados Unidos, registou esta terça-feira mais quatro mortes ligadas à Covid-19, incluindo a primeira morte num menor de 18 anos de idade no país.

Esta notícia surge numa altura em que o presidente dos Estados Unidos faz declarações no sentido de retirar as medidas de contenção no espaço de três semanas, para "reabrir" a economia do país.

21h38 - Dois populosos bairros de Caracas viram hoje reforçada a presença de efetivos de forças de segurança, com a população a queixar-se de ser impedida de se abastecer de bens de consumo.

21h37 - Os Açores têm 17 casos confirmados de Covid-19, nove dos quais de pessoas que estiveram a bordo de um cruzeiro no Dubai, para o qual a Autoridade de Saúde Regional vai alertar as congéneres nacionais e internacionais.

21h16 - Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, faz declaração. O governante avança com 27 detenções por causa de desrespeito pelas medidas de confinamento e descreve alguns comportamentos como "absolutamente inaceitáveis", citando, por exemplo, caminhadas ou prática de exercício fora da área de residência, implicando "deslocação automóvel para áreas onde se verifica concentração de pessoas".

No mesmo sentido, Eduardo Cabrita chamou a atenção para o facto do risco de infeção ser igual em áreas de baixa densidade populacional. "O risco de um ajuntamento numa grande cidade ou numa aldeia é exatamente o mesmo", indicou.

21h14 - Impacto no desporto. Paco Sanz, filho de Lorenzo Sanz, que morreu no passado sábado devido à Covid-19, está também ele infetado com o novo coronavírus e encontra-se internado num hospital em Madrid.

Face à pandemia, e de acordo com a imprensa espanhola, o Barcelona F.C. decidiu reduzir os ordenados de todos os elementos em cerca de 70%.


Fonte: noticiasaominuto.com

Tags: itália soma 6.820 mortos. 27 detenções em portugal