Quem não pensa morre.

A ignorância política leva à dependência dos pais ou da própria política.

Não podemos esperar que a política mude as nossas vidas. Devemos, mudar a política em razão da melhoria de todas as vidas.

18/03/2020 por Por Raul Rodrigues

Segundo Platão, o homem é um ser político! Ele tem que tomar decisões sempre. Ninguém atinge ao ápice de nunca precisar tomar decisões. Este seria o estágio letárgico da demência.

Demência - perda de origem orgânica, frequência progressiva, sobretudo da memória, mas que também compromete o pensamento, julgamento e/ou a capacidade de adaptação a situações sociais. Alguns podem até definir como loucura, ou a falta total de empatia para com os seus.

Segundo Platão e Aristóteles, dois dos maiores pensadores da humanidade quem deixa de pensar deixa de existir.

Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e ideias inatas. A origem das ideias segundo Platão é dado por dois mundos: o que trazemos em nossas mentes antes mesmo de nascermos, também denominado de inteligível. Nato da inteligência. E o sensível, fruto do aprendemos com as nossas próprias que dependem das lembranças guardadas em nossas mentes inteligíveis.

Aristóteles defendia o empirismo cujas ideias partem das experiências vividas e adquiridas como forma de conhecimento. Daí ter sido também denominado por outros pensadores da sua época como um realista. O aprimoramento do intelecto como fonte de conhecimento.

De todas as formas os dois pilares do pensamento humano definem como um ser político. Tendo que tomar decisões com base em suas fundamentações filosóficas ou ideológicas.

Por conseguinte, negar a existência da política como a única fonte de se encaminhar o próprio homem como elemento para mudar o mundo é no mínimo desprezar a inteligência, arma universal contra as ideias dominadoras que nos cercam em todo o sempre.

Mesmo que a pessoa se encontre em situação introspectiva de abandono por falta de apoio para as suas realizações e quase dos desejos reprimidos, reagir contra a política é se entregar à mesmice pelo cômodo posicionamento de uma zona de conforto. Política é a arte do pensamento macro. Não se pode querer que a política lhe mude a vida. É você quem te que mudar a política.
 


Fonte: correiodopovo-al.com.br

Tags: a ignorância política leva à dependência dos pais ou da própria política.