Política de 2020 será dobrada

Frenesi de vereadores para as eleições 2020 faz sentido; partidos e pressões.

Sem o fenômeno das coligações quem não souber o que faz, fará o que os outros querem

11/02/2020 por Por Raul Rodrigues

A pressão sobre os senhores vereadores de Penedo com vistas às eleições 2020 tem um sentido sim. Os partidos dos senhores vereadores podem estar loteados ou sob o domínio de novos presidentes causando indesejáveis encontros.

O PSL, partido pelo qual se elegeu o presidente Jair Bolsonaro terá que encontrar uma fórmula mágica para segurar aos seus parlamentares; José Carlos Vicente – Macaxeira – e Raquel Tavares, colegas de câmara, mas com visões diferentes. Ambos trabalham na área da saúde, mas de maneiras diferentes, ambos querem a reeleição, todavia pelas vias m ais seguras. Macaxeira e Raquel têm bases eleitorais sólidas, todavia precisam de orientação de quem conhece os bastidores. E, nem todos podem enxergar isso com a clareza da experiência sem segundas intenções.

Raquel e Macaxeira se ficarem no PSL terão bons frutos do Fundo Partidário. Mas terão que seguir regras. E regras talvez indesejáveis. Se saírem do partido têm que escolher com sabedoria e perspicácia. Tolos eles não são. Mas tem gente mais sabida que os dois juntos.

Muitos terão que migrar de partido na janela partidária, pois os seus atuais partidos podem se dirigirem para candidatos a prefeito que lhes coloquem em saia justa. Ou até perderem aos seus mandatos. Quem teve poucos votos em 2016 bote suas barbas de molho. Aliás, fazem parte da Lista Negra dos possíveis derrotados. Eles não contarão com a sorte do partido de 2016.

E os que ficarem em seus partidos de origem comecem a enxergarem que a política é uma nuvem; hora é de sol e logo depois é de chuva. Todo temporal deixa mortos e feridos. Desabrigados e na fronteira da amargura.

E quem sabe-sabe.

Todo candidato a prefeito diz: "aqui você fica bem"! Depois dos 27 se elegem dois, três e quem sabe um pouco mais. E os restante?

 


Fonte: correiodopovo-al.com.br

Tags: frenesi de vereadores para as eleições 2020 faz sentido; partidos e pressões.