Contingenciamento na educação

MEC deve desbloquear parte dos recursos da Ufal até o próximo domingo (22)

Reitora Valéria Correia se reuniu com o ministro da Educação na úlima terça-feira (17); sem liberação a Ufal pode ter energia elétrica cortada

20/09/2019 por Hebert Borges

O Ministério da Educação (MEC) deve desbloquear parte dos recursos contingenciados da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) até o próximo domingo (22).

A estimativa é do ministro Abraham Weintraub, que se reuniu nessa terça-feira (17), com a reitora da Ufal, Valéria Correia. A informação foi confirmada à Gazetaweb pelo chefe de gabinete da Ufal, Aruã Lima.

De acordo com ele, a liberação de parte dos recursos vai garantir o início do semestre letivo de 2019.2, mas não garante o seu término. De acordo com o ministro, se tudo caminhar bem e não houver grandes surpresas, parte dos recursos deve ser liberado.

De acordo com o chefe de gabinete, os principais credores da universidade são, atualmente, os fornecedores de energia elétrica, água, segurança e limpeza. Estes são, consequentemente, os serviços mais comprometidos.

A dívida com a distribuidora de energia elétrica pode, inclusive, ocasionar o corte no fornecimento, caso não haja o desbloqueio até domingo. Os gastos com energia elétrica consomem cerca de R$ 1 milhão por mês da Ufal.

Na reunião, segundo os representantes da Ufal, o ministro não sinalizou o desbloqueio total, até o final do ano, do que foi contingenciado, o que deve influenciar nas contas da universidade para 2020.


Fonte: Gazetaweb.com

Tags: mec deve desbloquear parte dos recursos da ufal até o próximo domingo (22)