Plano ecológico

UE poderá criar a ‘taxa carbono’

Sua ideia é taxar produtos importados de países cuja fabricação provoca muitas emissões de dióxido de carbono (CO2), punindo indústrias poluidoras.

09/09/2019 por Assis Moreira

A nova presidente da Comissão Europeia, a alemã Ursula von der Leyen, que assume no dia 1 de novembro, pretende introduzir uma “taxa carbono” que colocará mais pressão sobre os parceiros na área ambiental. Sua ideia é taxar produtos importados de países cuja fabricação provoca muitas emissões de dióxido de carbono (CO2), punindo indústrias poluidoras. Ursula quer levar adiante um ''Plano Verde para a Europa'' nos primeiros 100 dias de seu mandato

Mas impor a taxa não será fácil. Faz 10 anos que a França propõe essa taxação, em meio ao desinteresse da Alemanha. Alguns analistas veem enorme complexidade técnica nessa taxação — consideram difícil medir o conteúdo preciso de carbono de importações ou comparar diferentes esquemas nacionais de precificação de carbono. Outros mencionam etiquetas ecológicas e o blockchain, que possibilitarão medir a poluição em produtos importados.


Fonte: pressreader.com - Valor Econômico

Tags: ue poderá criar a ‘taxa carbono’