Clubes de Jovens de futuros brasileiros.

A importante formação dos jovens: Câmara Júnior de Penedo formou cidadãos!

Câmara Júnior também realizou grandes bailes com escolhas das garotas mais bonitas de Penedo.

23/08/2019 por Por Raul Rodrigues
Wilson Lucena em evento da CJPEN

Nas décadas de 60/70 era comum a existência de clubes de serviços de iniciativa de clubes maiores – Rotary e Lyons – que fundaram o Interact e Leo, respectivamente pelos padrinhos fundadores, e a Câmara Júnior que em Penedo foi uma célula de verdadeiros cidadãos e cidadãs.

A missão desses pequenos núcleos de jovens penedenses era criar ainda em tenra idade verdadeiros agentes da cidadania. Eles primavam pela cultura, formação de novas lideranças, muito principalmente implantar na juventude o sentimento humanitário de ajuda ao próximo por meio de campanhas que visavam arrecadar alimentos e bens de uso residencial – vestimentas usadas para os períodos chuvosos – os invernos intensos – sendo alvo as famílias carentes das periferias ou entidades que cuidavam de pessoas mais velhas como o Asilo São José, ainda hoje existente e mantido pela Santa Casa de Penedo.

Dando ênfase à Câmara Júnior de Penedo, destacamos os relevantes serviços pelos companheiros da época em destaque, Wilson José Lisboa Lucena, Ailson Maia, José Reis de Santana, Alberto Espinheira e irmão, Fátima que se tornou mais conhecida como Fátima da Caixa Econômica, Raimundo Diniz, José Francisco dos Santos, Francisco Santos, entre outros, que enveredaram pelas vidas profissionais como bancários do BB ou da CEF, e BNB, mas que se tornaram lideranças em Penedo, ou fora da cidade das ruas estreitas e largas avenidas, por onde desenvolveram as suas atividades.

A Câmara Júnior de Penedo foi tão marcante à época que conseguiu realizar em nossa cidade uma Convecção Nacional de Câmaras Júnior. Ou seja: Convenção das Câmaras Júnior do Brasil. E como intervenção cultural promoveu Festivais de Música Popular envolvendo toda a região do baixo São Francisco, movimentando a classe cultura e eclética da cidade de maior desenvolvimento do interior alagoano e também sergipano. Penedo conciliava história e modernismo ao mesmo tempo.

Como nos tempos atuais os jovens sequer sabem disso, poderíamos sugerir estudar o que significa formar líderes, ajudar ao próximo, e se socializarem por meio de ações edificantes e unindo sentimentos bons e saudáveis construindo-os e educando-os para um futuro de verdadeiros cidadãos e cidadãs.

*TODAS AS IMAGENS SÃO DO AQUIVO PESSOAL DE WILSON JOSÉ LISBOA LUCENA


Fonte: correiodopovo-al.com.br

Tags: a importante formação dos jovens: câmara júnior de penedo formou cidadãos!