Prefeito Tancredo Pereira

As adversidades superadas pela política. Tancredo e Raimundo lado-a-lado!

A administração Tancredo Pereira foi efetivamente uma das melhores na busca pela atenção aos povoados, educação e expansão comercial na cidade.

21/08/2019 por Por Raul Rodrigues
imagem do arquivo pessoal de Wilson Lucena

Para quem só ouviu falar do racha entre o prefeito Raimundo Marinho e o seu vice Tancredo Pereira, registre-se que a ruptura foi tão drástica que Raimundo Marinho em seu último mandato passou a pedir o voto em branco na tentativa de eleger ao seu maior antagônico, Alcides Andrade. Isto em 1981.

Mas passadas as eleições com a vitória de Tancredo Pereira sagrando-se como o único candidato a vencer quase com a totalidade de todas as urnas, perdendo apenas na urna do Monte Pio dos Artistas, base eleitoral do bairro Vermelho onde Dr. Alcides era líder inconteste, Raimundo Marinho passou a integrar o grupo dos derrotados, mas não o desiludido com a política. Perder faz parte do jogo.

Na mente do Dr. Raimundo a vitória de Tancredo Pereira se traduzia como um sinal vermelho ou de alerta total depois da chegada da usina em Penedo, o que fato viera a acontecer por meio da influência do Grupo Toledo, algo indesejável para o maior líder da cidade dos sobrados. Se tivesse vivido mais, Raimundo Marinho talvez viesse a amargar o sabor da própria derrota. Sua morte prematura deixa essa dúvida para os analistas políticos.

Todavia, o sentido deste artigo é mostrar que mesmo magoado pela perda da sua luta para eleger Dr. Alcides e não ao seu ex-vice-prefeito, Dr. Raimundo Marinho buscou nas oportunidades que lhes restaram estar presente a eventos de conotação política para sentir a sua influência avistando um retorno à prefeitura de Penedo. E para isso suportou sentar ao lado da cadeira principal de encontros com as lideranças da cidade.

Raimundo Marinho morreu em trágico acidente no dia 21 de maio de 1985, dizendo o de sempre: “dizem que existem outros mundos por aí, mas eu prefiro mesmo é esse daqui”!


Fonte: correiodopovo-al.com.br

Tags: as adversidades superadas pela política. tancredo e raimundo lado-a-lado!