Experiência de um sonho realizado

Para quem nunca viu eis Manoel Soldado prefeito de Penedo. Entre 76/81.

Como Tancredo Pereira ficou sem assumir a prefeitura é algo similar à renúncia de Jânio Quadros. Ninguém sabe.

20/08/2019 por Por Raul Rodrigues
Prefeito Manoel Soldado com membros da Câmara Júnior

Nas eleições de 1975 foram eleitos para prefeito e vice de Penedo, Raimundo Marinho e Tancredo Pereira respectivamente.

Na época a Câmara de Vereadores de Penedo tinha como seu presidente, o vereador Manoel dos Santos, mais conhecido como Manoel Soldado, arqueiro do grupo de defensores sob quaisquer ópticas do prefeito de Penedo por t5rês vezes, Dr. Raimundo Marinho, a quem obedecia de olhos vedados.

Na oportunidade o governo da Alemanha oferecera um curso para os prefeitos brasileiros que quisessem conhecer aquele país como também a maneira como se administravam cidades na terra de Adolf Hitler. A viagem já seria uma aventura sem precedentes para os gestores brasileiros. E indo por conta aí é que seria mais interessante ainda.

Dr. Raimundo atendendo ao convite formulado pelo então governador Divaldo Suruagy fez então as suas malas e deixou de maneira ardilosa o comando da prefeitura nas mãos do seu fiel escudeiro Manoel Soldado para não entregar os destinos do município ao seu vice-prefeito em vias de racha.

Assim foi dito, assim foi feito e assim Manoel Soldado se tornou prefeito de Penedo pelos dias que se sucederam durante a visita do Dr. Raimundo Marinho ao país das baixas temperaturas.

Da aventura resta-me na lembrança parte do conto da viagem do prefeito de Penedo de experiência internacional, Raimundo Marinho, que descrevia a emoção ao conhecer a cidade Luz – Paris – ainda de dentro do avião como o mais marcante de toda a viagem. Viagem de políticos sempre trazem essas experiências: Renan Filho recém-chegado da China nos trouxe na bagagem a isenção de impostos para uma empresa chinesa com atuação em Alagoas. Da ponte apenas saudades!

Imagens do arquivo pessoal do jornalista e historiador Wilson José Lisboa Lucena
 


Fonte: correiodopovo-al.com.br

Tags: para quem nunca viu eis manoel soldado prefeito de penedo. entre 76/81

Galeria de fotos