Histórias da política penedense.

Dr. Oceano Carleal: “Tá vendo aquele galo na torre da igreja”? “Sim”. “Então você está ótimo”!

Quem viveu esse tempo pode confirmar tais afirmativas do artigo. Eu apenas as repito.

20/08/2019 por Por Raul Rodrigues
Galos por sobre as torres.

Dizem os mais velhos, para nós, os bem mais velhos, que o Dr. Oceano Carleal, único oftalmologista da região, cearense de nascimento que se enraizou em Penedo mantinha o seu consultório em prédio localizado na Avenida Floriano Peixoto, algumas casas depois da Associação Comercial de Penedo, logo após o relógio da torre do suntuoso prédio revestido por uma espécie de granizo de cor escura com escadaria dupla em uma das suas entradas.

Segundo os mais velhos Dr. Oceano Carleal fazia seus exames de rotina mandando os pacientes localizarem a figura de uma galo existente no alto das torres da igreja do São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos, final da Avenida Floriano Peixoto. Se os mesmos dissessem que avistavam sim ao galo por sobre uma das torres, o resultado do exame era positivo e não precisava usar óculos. Reza a lenda.

Mas o Dr. Oceano Carleal de tão famoso que era como oftalmologista – médico das vistas – linguagem mais apropriada para a época – transforou-se em deputado federal por Alagoas tamanha a sua clientela entre a capital Maceió e os demais municípios do interior alagoano, centralizando os seus atendimentos em Penedo a cidade mais próspera depois de Maceió.

Penedo concentrava tudo que mais moderno existia nas grandes cidades sofrendo uma grande influência de Recife e Salvador, além do exterior por idas e vindas das famílias Peixoto e Gonçalves, detentoras das maiores fortunas e empreendimentos de todo o baixo São Francisco.

Irmão de Dr. Papiniano, Oceano Carleal foi dos primeiros representantes da política alagoana com raízes penedenses.  

Em outro artigo falaremos das ações políticas do deputado federal.


Fonte: correiodopovo-al.com.br

Tags: dr. oceano carleal: “tá vendo aquele galo na torre da igreja”? “sim”. “então você está ótimo”!