Mundo

'Rússia vai pensar duas vezes': chanceler polonês espera aumento de tropas dos EUA no país

17/08/2019 por Redação

Ministro das Relações Exteriores da Polônia, Jacek Czaputowicz, declarou que é melhor instalar tropas dos EUA na Polônia do que na Europa Ocidental para deter a Rússia.

Segundo o ministro, a presença de forças dos EUA na Polônia "tem um papel muito importante, dissuasor, muito mais importante do que a presença deles no ocidente".

"A Rússia vai pensar duas vezes antes de recorrer a meios militares se ela vir forças internacionais, especialmente forças estadunidenses, na Polônia", disse o ministro Czaputowicz, citado pelo portal Polsat.

O chanceler exprimiu a esperança que os EUA vão especificar o plano de posicionamento de tropas na Europa Ocidental durante a próxima visita de Donald Trump à Polônia.

Planos dos EUA

Antes, os EUA sugeriram aumentar o contingente militar na Polônia em 2.000 homens à custa das forças instaladas na Alemanha. A ideia foi explicada pelo fato que a Alemanha recusou aumentar seus gastos com defesa até dois por cento do PIB.

"É ofensivo esperar que os contribuintes norte-americanos continuem a pagar por milhares de militares dos EUA na Alemanha", declarou o embaixador norte-americano na Alemanha. Entretanto, a embaixadora estadunidense na Polônia destacou que o país cumpre suas obrigações perante a OTAN.

Por seu turno, o ministro da Defesa da Polônia respondeu positivamente à proposta do presidente norte-americano, informando que Varsóvia vai providenciar os EUA com seis locais para instalações das tropas, principalmente perto da fronteira oriental do país.

Em resposta, a Rússia prometeu também reforçar sua presença militar nas fronteiras ocidentais do país.


Fonte: https://br.sputniknews.com/

Tags: 'rússia vai pensar duas vezes': chanceler polonês espera aumento de tropas dos eua no país