Quem seria a mais bela? Antes ou depois?

Para quem não conheceu, Penedo era assim na Duque de Caxias.

As mudanças imperiosas feitas pelo necessário desenvolvimento valem a pena?

27/07/2019 por Por Raul Rodrigues

A Avenida Duque de Caxias, hoje imediações do Banco do Brasil, era uma área de prédios seculares onde alguns foram demolidos para darem lugar às novas construções com traços da modernidade, caso da sede do banco do Brasil.

Ali se localizaram também antigas oficinas de automóveis, o famoso Berereu, a oficina do Mestre Pedro, especializado em radiadores, o Sombrinha com solda elétrica ou de carbureto, e outras artes, o bem-bolado, engrenagem que viesse a substituir uma peça não encontrada em Penedo, e por isso, sendo necessária a sua troca por outra engrenagem que fizesse funcionar o motor ou até o automóvel.

Próximo a esses, também funcionava a oficina de auto elétrica do Chiquinho, depois transferido para Maceió, e do não menos conhecido Eugênio, o homem das trinta e duas saideiras. Como ele sempre bebia depois do expediente, aa sua esposa confiou ao filho mais novo acompanhar ao pai para dizer se ele havia bebido muitas cervejas. De volta para casa a mãe então perguntou ao pequeno “fiscal”: “quantas cervejas ele tomou meu filho”? “E o menino somente uma mamãe”. “Depois ele só tomou trinta e duas saideiras”! 

Todas essas oficinas eram localizadas entre os prédios onde hoje funcionam as lojas entre a esquina da rua ampliada para trânsito de veículos largos, e o sede do banco do Brasil.

Deixamos então a pergunta: Penedo hoje está mais bonita ou perdeu a sua beleza histórica?


 


Fonte: correiodopovo-al.com.br

Tags: para quem não conheceu - penedo era assim na duque de caxias.

Galeria de fotos