nota do Enem

Estudantes amapaenses terão acréscimo de 30% na nota do Enem para vagas na Unifap

Medida se aplica para quem concluiu ensino médio no estado e abrange também 15 municípios do Pará.

19/06/2019 por Por Rita Torrinha — Macapá

O Conselho Superior Universitário da Universidade Federal do Amapá (Unifap) aprovou bonificação do acréscimo de 30% na nota final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vagas em todos cursos da instituição. A medida abrange também 15 municípios do interior do Pará, que geograficamente são mais próximos do estado amapaense.

O acréscimo valerá para todos os alunos que tenham cursado o ensino médio no estado, seja em escola pública, seja em privada, e que optem pela graduação em qualquer um dos 27 cursos oferecidos pela instituição.

A aprovação da bonificação ocorreu na terça-feira (18) em reunião do conselho. Segundo a Unifap, o objetivo é aumentar o ingresso de alunos nortistas, especialmente do Amapá e Pará, em cursos superiores, visto que a realidade é outra.

“A instituição do Enem, como principal meio de acesso à universidade, e os desníveis regionais da educação básica se tornaram obstáculos para quem estuda no Amapá e Marajó e disputa vagas com candidatos de grandes centros urbanos. No último vestibular para o curso de medicina, por exemplo, todas as vagas foram preenchidas por estudantes de outras unidades da federação”, destacou a universidade, por meio de nota.

Loyanna Santana, coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unifap, comemorou a aprovação e ressalta que a medida só se tornou realidade porque a universidade tem autonomia.

“Outras universidades aplicam a bonificação de 5%, 10%, 15% e 20%. Como nós temos autonomia (o Ministério da Educação [MEC] reforçou que as universidades têm autonomia para criarem suas próprias políticas afirmativas) propomos 30%. Qual é o objetivo disso? Hoje, os alunos que tomam as primeiras vagas na Unifap não são amapaenses”, frisou.


Fonte: https://g1.globo.com

Tags: estudantes amapaenses terão acréscimo de 30% na nota do enem para vagas na unifap