Policial

Taxistas intermunicipais do Ceará bloqueiam via de Fortaleza

Categoria quer ser atendida por Camilo Santana e pedir que ele atue em favor da aprovação de um Projeto de Lei que regulamente a profissão.

18/06/2019 por Por G1 CE

Taxistas de diversas cidades do interior do Ceará realizam manifestação no entorno do Palácio da Abolição, no Bairro Meireles, em Fortaleza, no início da manhã desta terça-feira (18). Os motoristas chegaram ao local em comboio durante a madrugada.

Os motoristas primeiramente ocuparam os dois sentidos da Avenida Barão de Studart. Após conversas com agentes de segurança, os taxistas liberaram a avenida e ocupam no início da manhã a Rua Tenente Benévolo. Os carros estão estacionados também na Rua Silva Paulet.

De acordo com o taxista Francisco Luduíno Maia Nobre, presidente da cooperativa de taxistas intermunicipais de Quixadá, o ato tem como objetivo reivindicar do governado do estado, Camilo Santana, que ele atue em favor da aprovação de um projeto de lei que regulamenta o fretamento de táxi para transporte intermunicipal. “Queremos que o governador nos receba para ele tomar uma decisão e sancionar nossa lei”, afirma.

Conforme Nobre, o táxi intermunicipal traria benefícios para os motoristas e clientes. “O táxi intermunicipal é um táxi diferenciado, que faz o trajeto direto da cidade de origem para a capital e vice-versa. É um táxi compartilhado, que pode levar vários clientes ao mesmo tempo”, explica.

Participam da manifestação taxistas dos municípios de Quixadá, Quixeramobim, Paraipaba, Fortim, Canindé, Miraíma, Itapajé, Trairi e Fortim, entre outros.

Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) estão no local para auxiliar o trânsito na região.

Projeto de Lei engavetado
O projeto de lei começou a tramitar no ano de 2013 na Assembleia Legislativa do Ceará. De autoria da deputada Rachel Marques (PT), a indicação propõe a autorização do serviço de táxi intermunicipal no Estado.

O projeto considera serviço de táxi qualquer espécie de transporte remunerado de passageiros em veículos do tipo passeio ou pequenos utilitários, com capacidade para transportar até sete pessoas, incluindo o motorista. O texto permitirá ainda o uso de veículos de luxo, blindados, adaptados ao transporte de pessoas com deficiência e outros com características especiais.


Fonte: https://g1.globo.com

Tags: taxistas intermunicipais do ceará bloqueiam via de fortaleza