Contra a Reforma da Previdência

Ônibus, escolas, bancos, Detran... Veja o que para na greve desta sexta

A greve vai acontecer em todo o país

13/06/2019 por Redação

Nesta sexta-feira (14), estudantes e profissionais de diversas áreas vão às ruas para protestar contra a Reforma da Previdência proposta pelo Governo, o que pode causar reflexos nos serviços em Alagoas. A greve geral, como vem sendo tratada a manifestação, vai mobilizar funcionários e alunos de escolas, além de trabalhadores do setor do transporte, de bancos e outros órgãos.

A greve vai acontecer em todo o país. Em Maceió, os participantes da manifestação pretendem se reunir às 13h na Praça do Centenário, no bairro Farol.

Ônibus

Na última segunda-feira (10), o Sindicato dos Rodoviários de Alagoas (Sinttro/AL) decidiu, em plenário com sindicatos e centrais sindicais, aderir à paralisação nacional e devem parar as atividades por 24 horas na sexta.

Segundo o Sinttro/AL, nenhum dos 650 ônibus urbanos e intermunicipais que fazem as linhas entre Rio Largo e Maceió deve sair da garagem nesse dia. Eles só voltam a circular no sábado (15).

Bancos

No mesmo dia, o Sindicato dos Bancários de Alagoas informou que as agências deverão estar fechadas, mas não soube precisar se os bancos ficarão sem funcionamento durante todo o dia.

Detran-AL

Já assessoria de comunicação do Detran-AL informou nesta quarta-feira (12) que o sindicato dos servidores comunicou à presidência do órgão que a categoria vai aderir à greve. Uma reunião foi feita com a diretoria do órgão para comunicar o ato. O TNH1 tentou contato com o sindicato da categoria, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno.

Escolas

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Educação em Alagoas (Sinteal), Consuelo Correia, também confirmou ao TNH1 que os servidores públicos municipais decidiram, em assembleia realizada na segunda-feira (10), participar da paralisação.

Ainda segundo Consuelo, além das escolas municipais, unidades de ensino do Estado também vão aderir ao movimento, em Maceió e em outros municípios. “Estamos dialogando com a categoria e sentindo uma receptividade muito boa em relação à greve”, disse.

CBTU

A assessoria de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o órgão garante 30% do funcionamento do itinerário, mas deve haver restrição de horário. Segundo a CBTU, há uma ação para suspender as viagens em horário intermediário.

A Companhia confirmou as viagens saindo de Lourenço de Albuquerque, em Rio Largo, às 4h45, às 5h37, às 5h58, e às 6h30. Já no fim da tarde, os trens vão sair de Maceió às 17h10, às 17h50, às 18h20, e às 19h, conforme divulgou a assessoria.

Poder Judiciário

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Alagoas (Sindjus-AL) informou que a categoria irá participar da greve geral, com a realização de ato público com café da manhã em frente ao prédio das Varas do Trabalho – no TRT, a partir das 7h45, na sexta. Os servidores ficarão em frente ao prédio até às 15 horas, para depois participar do ato público unificado na Praça do Centenário

Postos de saúde

Até o momento, os postos de saúde terão expediente normal na capital alagoana nesta sexta-feira. Amanhã, a Secretaria Municipal de Saúde deve emitir um comunicado para oficializar a decisão.


Fonte: tnh1

Tags: Ônibus - escolas - bancos - detran... veja o que para na greve desta sexta