Passageiros obesos

Passageiros obesos podem emitir cartão especial e deixar de passar pela catraca dos ônibus

Mudança aconteceu após passageiros acima do peso reclamarem da dificuldade do acesso pela catraca. Saiba como fazer a carteirinha.

12/06/2019 por Por G1 Tocantins

Os passageiros obesos podem deixar de passar pelas catracas dos ônibus em Palmas. Por causa da dificuldade de entrar nos veículos pelo local apertado, eles ganharam o direito de ter acesso ao transporte pela porta do meio. Agora a liberação será com um novo cartão e após a catraca ser girada de forma manual. Veja abaixo como emitir a carteirinha especial.

As pessoas beneficiadas devem emitir um novo cartão de acesso na seda do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Palmas (Seturb). Na carteirinha há o nome do usuário e a frase 'Embarque pela Porta do Meio, após o pagamento'.

Enquanto o cartão não é feito, os passageiros podem efetuar o pagamento da passagem com a carteirinha antiga, ou direto ao motorista, e pedir permissão para entrar pela segunda porta.

A mudança de melhoria para acessibilidade aconteceu após uma recomendação da Defensoria Pública, que foi acatada pelo Seturb. Segundo o órgão, vários passageiros reclamavam da dificuldade para passar pelas catracas. Uma chegou a ficar presa e precisou de ajuda de outros usuários.

Depois da divulgação da mudança, os motoristas devem passar por treinamento para atender aos passageiros. Além do acesso pela porta do meio, as pessoas obesas têm direito a bancos especiais, com assentos de cor amarela e sem a divisão no meio como os convencionais.

Saiba emitir a carteirinha

As pessoas que querem obter as carteirinhas que autorizam a entrada pela porta do meio do ônibus devem procurar a Seturb. O prédio fica na quadra 104 Sul, no centro de Pamas. Seja o que é necessário para a emissão.

Primeira carteirinha

CPF e RG originais

Substituição de carteirinha

Entregar a carteirinha

Segunda via da carteirinha

Cópia de RG mais R$11,55


Fonte: https://g1.globo.com

Tags: passageiros obesos podem emitir cartão especial e deixar de passar pela catraca dos ônibus