Mundo

Londres precisa mudar de estratégia para obter prorrogação do prazo do Brexit, diz Tusk

Parlamento britânico volta a se reunir para mais uma votação relacionada ao Brexit nesta quinta-feira, desta vez para decidir como será o pedido de extensão do prazo para o Reino Unido deixar a União Europeia.

14/03/2019 por Por G1

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou nesta quinta-feira (14) que a União Europeia deve estar aberta para uma "longa" prorrogação da data prevista para o Reino Unido sair do bloco caso os britânicos estejam abertos a rever sua estratégia.

"Durante minhas consultas prévias à reunião de cúpula [de 21 e 22 de março] farei um apelo aos 27 [países da UE] para que se mostrem dispostos a uma longa extensão se o Reino Unido considerar necessário repensar sua estratégia do Brexit e criar um consenso em torno dela", escreveu Tusk no Twitter.

Pelo terceiro dia consecutivo, nesta quinta-feira, o Parlamento britânico volta a se reunir para mais uma votação relacionada ao Brexit, desta vez para decidir como será o pedido de extensão do prazo para o Reino Unido deixar a União Europeia.

A data prevista desde o início é 29 de março de 2019, às 23 horas (no horário de Londres), como está previsto pelo Artigo 50 do Tratado Europeu de Lisboa, que fala sobre a saída de um país do bloco europeu.

Os parlamentares irão discutir e tentar aprovar os termos para solicitar esse pedido junto à União Europeia. A extensão, porém, depende da aprovação unânime de todos os 27 países integrantes do bloco.


Fonte: https://g1.globo.com

Tags: londres precisa mudar de estratégia para obter prorrogação do prazo do brexit - diz tusk